Suponhamos que você está prestes a receber seus sogros em casa. Você ainda não os conhece, e é de extrema importância que esse “primeiro encontro” passe boas impressões sobre você. É fato que você ama a garota. É evidente que ela viveu muito tempo com os pais e se importa muito com a opinião deles. É preciso agradar, impressionar e não cometer nenhuma gafe devastadora.
O que fazer para não cometer nenhuma gafe? Nove em 10 encherão a a namorada de perguntas sobre os gostos e particularidades dos sogros – e estão certos em fazer isso. Eles gostam de frutos do mar, comem carne vermelha ou são vegetarianos? Posso servir bacon, ou eles são judeus? Que tipo de música deixo tocando enquanto jantamos? O que eles esperam do seu futuro genro? Detalhes como esses são importantes para você não perder a linha, a confiança dos sogros e a namorada.
E o que os sogros têm a ver com CRM?
Calma, já chegaremos nesse ponto. Pensem no seguinte: venda é a construção de um relacionamento. Quando você vai para o “primeiro encontro” com o cliente, entender as particularidades dele é essencial para não cometer gafes. Assim como descobrir cada detalhe sobre o casal que criou a sua namorada, você precisa usar dos meios ao seu alcance para entendê-lo melhor.
Aí, com essa “pesquisa” realizada e devidamente estudada, é deitar e rolar na hora da venda. Citar detalhes que nem todos sabem sobre a marca do cliente, destacar prêmios e usar exemplos da concorrência costumam mostrar ao possível comprador que ele está recebendo um “atendimento exclusivo”. O software isoCRM, por exemplo, ajuda nesse trabalho de Pré-Venda, filtrando informações de compras anteriores ou analisando o perfil do futuro relacionamento.
Lembre-se: relacionamento é resultado. Mas é impossível relacionar-se com alguém sem antes conhecê-lo. Não subestime o poder da informação!