Toda empresa que deseja implantar um projeto de CRM deve se preocupar com a compreensão pelos funcionários de que:
CRM é uma estratégia de negócio e envolve PESSOAS, TECNOLOGIA e PROCESSOS de negócio.
Para isso, é necessário desenvolver em conjunto a implantação do software, treinamento de pessoas e revisão dos processos de negócio. Todos esses itens unidos – tripé do CRM – devem representar uma cultura voltada para o cliente.
Tripé do CRM sozinho não resolve tudo!
Não basta ter um bom software sem pessoas treinadas ou ter ambos mas não rever os processos da empresa. Uma forma interessante de melhorar a formação das pessoas na companhia é a realização de palestras, workshops e treinamentos. A longo prazo, isso faz com que as pessoas compreendam o projeto e estejam capacitadas.
Pessoas capacitadas e motivadas ajudam e muito no resultado do projeto. Funcionário feliz é sinônimo de cliente feliz!
Um software adequado e customizado para a necessidade da empresa também é um diferencial para que a rotina da companhia seja otimizada e os processos se tornem mais simples e eficientes. O isoCRM possui módulos voltados para isso – isoWorkflow é um deles. Ele cuida da rotina de trabalho dos colaboradores, analisando e detectando problemas na produção – permitindo corrigi-los para melhorar os processos.
Um projeto de CRM não tem fim e deve ser traduzido ou explícito no modo de como a empresa trata os clientes!
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