Marketing e vendas estão cada vez mais próximos em ações e estratégias, segundo Neil Rackham. Considerado o Mestre das Vendas Profissionais e criador da Metodologia de Vendas SPIN Selling, ele atua na questão de como podemos fazer um trabalho melhor juntando vendas e marketing. Como todos sabem, as duas áreas sempre se completaram ao longo dos anos e ficavam muito próximas. Porém, nem sempre eram trabalhadas juntas. E é com base nessa premissa que vamos mostrar para vocês algumas maneiras de montar um extraordinário treinamento de vendas para sua equipe.
O SEGREDO É ENCANTAR E ENVOLVER SUA EQUIPE, ANTES, DURANTE E DEPOIS DO DIA DO TREINAMENTO!
Todo vendedor também é um cliente da empresa. Por isso, precisamos encantá-lo e fazer com que ele acredite no que está vendendo e compre a ideia. Por este motivo, utilizando o próprio marketing e comunicação da sua empresa realize ações e disponibilize mecanismos que ajudem a tornar o treinamento da equipe um evento inesquecível. Para isso, temos algumas dicas práticas:
- Planeje treinamentos durante o ano e defina objetivos. Um para prospecção, outro para técnicas de vendas e outro para simulações de vendas, por exemplo. Não precisam ser todos presenciais – podem ser por vídeo, e-mail ou áudio. Mas é importante que exista pelo menos um presencial no ano, chamado normalmente de CONVENÇÃO;
- Crie um passo-a-passo do evento, com horários e atividades. Dessa forma, você tem ideia do tempo de cada uma e ganha controle do evento. Normalmente, as ações previstas acabam se alongando e não é possível realizar todo o previsto. Deixe também espaços de tempo para sobra e ajuste de atividades.
- Desenvolva um bom PPT de apresentação. Encantar visualmente é o primeiro passo e possibilita que o vendedor também o faça com os clientes;
- Tenha poucos slides e com conteúdo bem didático, para que eles entendam o que quer ser passado e fixem essa idéia;
- Crie um “save the date”, convite para reservar a data do treinamento. Algo simples mas que o faça ficar curioso e interessado;
- Monte um local que envolva o participante. Pode ser pelo material visual como caneta, bloco e papelaria, camiseta do evento ou pelo banner que criaram. O importante é fazer o vendedor se sentir envolvido com o evento;
- No treinamento, utilize algo lúdico. Pode ser uma dinâmica ou jogo que faça os participantes interagirem em diversos momentos e não apenas ficarem recebendo informações;
- Realize EXERCÍCIOS para que eles fixem o conteúdo repassado. Isso é muito importante, pois a tendência das pessoas é esquecer o que foi explicado. Quando alguém passa por um treinamento, algumas coisas marcam mais que outras. O que é lúdico e prático geralmente são as lembranças que ficam;
- Entregue a eles alguma FERRAMENTA que as ajude a ganhar tempo. Pode ser uma planilha para simular um pedido, um check-list para validar a negociação ou um manual de bolso para sempre ter em mãos as melhores técnicas;
- E, por fim, utilize peças de e-mail marketing e folders PÓS-EVENTO para manter viva a chama do treinamento, lembrando os principais acontecimentos. Mande a foto do evento, frases motivacionais e outras dicas que os faça se lembrarem do dia.
Com essas ações e dicas, seu evento ficará muito mais encantador e trará melhores resultados para sua equipe.
Ferramentas de CRM ajudam a gerenciar esses resultados e permitem a análise da produção. O software isoCRM, por exemplo, possui um módulo (isoWorkflow) que consegue dissecar os dados e observar se alguma parte do processo passa por um gargalo que limita a produtividade. É um programa que ajuda a montar o treinamento e a otimizar as atividades de seus colaboradores!