Só é lembrado quem é visto – régua de relacionamento!

Em Gestão e Relacionamento de Clientes (CRM), o principal e mais importante é o relacionamento! Por mais óbvio que isto pareça, muitas empresas esquecem o cliente e o deixam abandonado. Chamamos a interação contínua com o consumidor de régua de relacionamento. Nela, a corporação deve interagir com o cliente em cada etapa ou processo que ocorra entre ambos, de acordo com a ação. Abaixo, alguns exemplos de etapas ou processos:

  • Cadastro;
  • Boas vindas;
  • Compra;
  • Confirmação de pedido;
  • Envio de pedido;
  • Aniversário;
  • Abandono de carrinho de compra;
  • Pós-venda;
  • Tempo de inatividade;

A cada item deve haver uma interação com o cliente, seja SMS, e-mail ou telefone. Por exemplo, após o cadastramento via site ou loja, deve ser enviado um e-mail referente ao cadastro para o cliente:

“Confirmamos o seu cadastro e agradecemos por escolher a Iso!”

Alguns dias depois do cadastro, mande um e-mail de boas vindas falando sobre a empresa e os produtos. No aniversário do contato, envie um e-mail, SMS ou peça para o gerente ligar para ele – dependendo da importância e do valor do cliente. Se a pessoa comprou algo e abandonou o carrinho de compra, um e-mail lembrando do produto e explicando como prosseguir com a transação pode ser enviado.

Se a pessoa ficar 60 dias sem interação (ou tempo determinado de acordo com o produto), pode ser enviado um SMS ou e-mail lembrando-a de acessar o site, que tem novidades para ela. Depois de algumas compras pode ser enviada uma pesquisa de satisfação sobre a empresa e o atendimento.

Gerenciando a régua
Para uma companhia grande, cuidar de cada cliente é uma tarefa difícil sem a ferramenta certa. Softwares de CRM foram feitos para armazenar as informações de cada consumidor e facilitar a relação com eles. Por exemplo, o isoCRM otimiza esses processos ao disparar automaticamente mensagens para os clientes – além de facilitar o acesso aos dados cadastrais. Com esse programa, fica mais fácil montar estratégias para fidelizar o público.

E assim se constrói uma régua de relacionamento: considerando a segmentação, perfis e ações de cada cliente. Cada abertura de e-mail ou clique pode gerar algum tipo de ação,inserida no ciclo de vida do cliente e do produto.

A régua é uma maneira de interagir com o cliente durante todo o relacionamento com o objetivo de estimular a fidelização e aumentar as vendas.

 

 

 

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