Vestir a camisa da empresa é um bordão frequentemente usado, mas será que seus colaboradores realmente acreditam e torcem por sua marca? Da mesma maneira que gente satisfeita produz mais, uma equipe desmotivada é capaz de arruinar qualquer negociação. Empresários comuns costumam focar em ganhar dinheiro, já os inteligentes focam em manter sua equipe engajada, cumprindo os objetivos da empresa. Afinal, pessoas são seu maior bem ativo, pois são quem encantam os clientes e juntos eles movimentam todo o seu capital. Hoje, vamos trazer dicas para melhorar o envolvimento de seus colaboradores. Confira:
Planeje: O objetivo do planejamento é esclarecer a função de cada colaborador para o crescimento da empresa. É importante conhecer seu pessoal, quais são seus pontos fortes e fracos bem como, deixar claro as metas, limitações e necessidades da sua empresa. Trace diretrizes de forma adequada para que sua equipe não se perca, mantenha-se atualizado sobre os progressos, avalie e comente sobre os trabalhos realizados. É claro que, os líderes têm diversas tarefas para cuidar, e acaba não sobrando tempo para revisar diariamente cada trabalho. Porém, não pode negligenciar a atenção sobre como está o andamento da empresa.
Elimine os jogadores ruins: Após deixar claro a todos o planejamento e revisar as tarefas realizadas, as falhas na equipe se tornarão mais evidentes. Você pode, por exemplo, notar que a maioria das pessoas conseguiu se organizar, porém alguns colaboradores não estão cumprindo as metas, não se motivam pelos encorajamentos oferecidos e acabaram se tornando pesos mortos para equipe. Ninguém gosta de trabalhar observando alguém ocioso ou tóxico, que sempre reclama da empresa. Se você perceber que a pessoa é irreparável, terá que demiti lá para garantir o funcionamento pleno. Mas, após tomar essa decisão deixe claro para outros colaboradores o porquê da demissão.
Contrate quem procura crescer, não um salário: Cada pessoa recrutada deve ser considerada um investimento. Empurrar os profissionais para o potencial máximo aumenta a produtividade da sua empresa, e o nível de conhecimento deles. Procure pessoas que queiram crescer, trabalhar, aprender e como bônus receber uma remuneração. Quem procura apenas um salário só quer dinheiro, e quando receber uma proposta melhor vai desistir da sua empresa.
Conheça seu time: As experiências passadas e os seus interesses importam. Muitas vezes, um colaborador está infeliz simplesmente porque está entediado, preso em uma posição incontestável e insatisfatória. Se notar alguém ocioso por um turno inteiro, enquanto todos os outros colegas estão sobrecarregados, ensine-o novas funções. Assim, todos saberão um pouco sobre os diferentes cargos em sua empresa, e poderão substituir um ao outro em caso de faltas. Contudo, caso alguém depois de terminar seus afazeres, estiver verificando as redes sociais por cinco ou dez minutos não significa que você está perdendo dinheiro, significa que talvez essa pessoa necessite de alguma distração para dar continuidade ao seu processo criativo.
O segredo para tornar seus colaboradores torcedores da sua empresa: Ofereça e invista em treinamentos. É claro que, qualificar seu colaborador é uma faca de dois gumes: por um lado, ele poderá procurar um emprego melhor mas, é preciso acreditar nas pessoas. Qualifique-as e busque o outro lado: a expertise de seus profissionais em cada âmbito. Valorize os antigos. Peça-lhes para treinar os novatos bem como, os funcionários que ainda não são excelentes em suas funções. Deixe-os saber que tem os olhos sobre eles, assim como intenções de promovê-los. Isso os torna mais competitivos entre si. Elogie em público pelos esforços e dê-lhes reconhecimento. Dessa maneira, você faz com que eles se sintam parte integral e insubstituível da empresa.