Imagine que uma empresa receba 20 contatos diários por e-mail (reclamações, pedidos, sugestões, dúvidas, etc). Em um mês, serão 400 contatos – por vezes perdidos em meio a um turbilhão de spams e propagandas. Após o garimpo, o segundo trabalho é quase tão dispendioso quanto: encaminhar cada e-mail ao responsável por respondê-los. Nessa altura, o contato já desistiu de receber uma resposta do SAC.
Por mais que o cenário seja caótico e (nesse caso) simulado, diversas empresas de tamanhos variados dependem do servidor de e-mails para filtrar os contatos recebidos. A falta de disciplina causa o abandono geral desse canal de comunicação e diversas oportunidades são perdidas. O consumidor sente-se ignorado, pois fica aguardando a resposta que nunca vem.
Com um sistema de CRM como o isoCRM, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) se tornará muito mais eficiente. O controle de chamados, pedidos, reclamações, sugestões e garantia será melhor, além do retorno rápido ao cliente, eficiente e gerenciado.
É possível ter acesso ao histórico de interação com seus clientes em todos os canais (chat online, telefone e e-mail). Tudo isso poderá ser usado para melhorar o contato com seus fornecedores e parceiros. Ou seja, praticamente todos os contatos e interações que houver entre os envolvidos e sua empresa estarão registrados e detalhados na central de informações, gerada e controlada pelo sistema CRM.
Responder rapidamente as dúvidas dos seus clientes é fator primordial para o sucesso do seu SAC. Segundo uma pesquisa realizada pela Officina Sophia Retail, 71% dos clientes esperam obter as respostas de que precisam em no máximo cinco minutos após o seu contato. Essa agilidade é importante não só para mostrar-se responsável perante o público. Ela também é um dos fatores que levam o consumidor a voltar a fechar negócio com sua empresa. Afinal, consertar problemas fideliza 70% dos compradores.