Relacione-se melhor com o seu cliente nas redes sociais!

As mídias sociais são criações recentes, mas que já foram capazes de mudar a forma como os usuários interagem com a internet. Elas atraem os mais diversos públicos e os influenciam sobre o que pensar, o que falar e o que consumir – assim afetam o relacionamento com o cliente.

A relação entre empresas e consumidores teve de se adaptar a essa nova realidade, tornando-se direta, sem intermediários – facilitando a conexão com o cliente. Mesmo companhias que não tenham muita presença nas redes são afetadas, pois o público vai comentar sobre as que conhece – estejam ou não presentes.

Por isso, elas são uma ferramenta indispensável hoje em dia. Ainda mais levando em conta que, até o fim de 2017, 97,8 milhões de brasileiros utilizarão essas mídias – segundo dados da eMarketer. Isso dá quase metade da população! Não dá para perder todos esses prospects, não é? Por isso, preparamos algumas dicas para que você e sua empresa não fiquem comendo poeira na era digital.

redes sociais

Objetividade e agilidade

O consumidor tem pressa, então não fique enrolando para responder às suas dúvidas. Quando ele apresentar alguma questão, faça o possível para solucioná-la o quanto antes; caso contrário, ele pode ficar insatisfeito – prejudicando o relacionamento com o cliente.

Tão importante quanto a objetividade é a rapidez. As redes sociais são dinâmicas, então seja também! Quando o consumidor entra na página de uma empresa, ele espera praticidade e agilidade. Um problema solucionado rapidamente vai deixar uma boa impressão e mostra que ele pode confiar na companhia. Seja eficiente para conquistar o cliente!

Conteúdos relevantes

Criar um conteúdo de qualidade agrega valor para o relacionamento com o cliente. Mostrar algo realmente interessante (ou até surpreendente) conquista e pode até fidelizar o consumidor. Com isso, mais pessoas vão se interessar pelas postagens da página da empresa, gerando mais interação e compartilhamento dos posts, ampliando o alcance da companhia.

Interaja com o público

É pela interação que sua empresa mobiliza os clientes. Responda aos comentários em suas postagens, e mostre que sua empresa valoriza a opinião dos outros. É importante comunicar-se com a linguagem certa para atrair mais curtidas. Não use o mesmo vocabulário da publicidade tradicional, pois nas redes sociais o diálogo é leve e natural.

Monitore as citações à sua marca

Não é sempre que os usuários vão diretamente à página de sua empresa para fazer elogios ou reclamações. Em vários casos, eles só fazem textões em seus perfis, alcançando a rede de contatos e impactando-a de acordo com o conteúdo. Por isso é importante monitorar as menções à sua marca – especialmente as negativas. Identificando críticas, você pode respondê-las e evitar danos à imagem da companhia.

Com essas atitudes, você garante uma presença forte e constante nas redes sociais. E, para não se perder em meio ao fluxo enorme e dinâmico de informações que circulam nelas, é importante usar uma ferramenta capaz de armazenar os dados das interações e analisá-los, para otimizar suas ações nas mídias sociais. O software isoCRM oferece um banco de dados que te ajuda na tarefa de atender e conhecer seus clientes.