Para obter sucesso nos negócios é essencial ouvir os clientes e registrar não só os elogios, mas também suas queixas, afinal elas podem ser válidas no futuro para o aprimoramento da experiência do consumidor.
Daí surge a dúvida: Como integrar os canais de atendimento para coletar todas as reclamações e elogios dos clientes? O objetivo desse post é esclarecer o conceito do título e expor uma solução para o problema.
O que é omnichannel?
O prefixo “omni”, em latim transmite o sentido de tudo e inteiro. Já “channel” é uma palavra inglesa que pode ser traduzida para o português como canal. Ou seja, o significado mais próximo seria algo no sentido de todos os canais. Diz respeito à experiência do usuário com os canais oferecidos pelas marcas. Por isso, podem transmitir a falsa sensação de terem o mesmo significado que multichannel e crosschannel.
A melhor maneira de alcançar o omnichannel é utilizar um sistema que interligue todos os setores, afinal as queixas nem sempre são sobre o atendimento em si. Podem ser por exemplo, relativas a instalação, entrega, ou transporte do seu produto. Já em relação aos serviços podem haver problemas como a qualidade do material fornecido, etc.
Por esse motivo, utilizar um Customer Relationship Management (CRM) é a melhor forma para tornar as informações recebidas sobre o cliente mensuráveis e acessíveis. Mas, qual a vantagem de utilizar esse tipo de programa? Quanto mais uma organização conhece sobre as preferências de seus clientes, maiores serão suas chances de satisfazê-los e conseguir a tão almejada fidelização.
Afinal, é de extrema importância conhecer bem seus usuários, mercado e traçar de forma correta seus objetivos. De acordo com Marcílio Júnior, especialista em Estratégias e em Arquitetura de Software: “Se você ainda não começou a investir em tecnologia em busca de melhorar a experiência dos seus clientes e funcionários você está ficando para trás”, por isso é fundamental trabalhar o quanto antes em métodos para gestão dos clientes.
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