Sabemos que existem negociações boas e outras nem tanto, onde parece que qualquer esforço é em vão. Mas por que isso ocorre?
Você, vendedor ou gerente, precisa entender como funcionam as negociações.
Normalmente dividimos as negociações em 3 tipos:
- Negociação onde o cliente não sabe o que quer;
- Negociação com o cliente que sabe o que precisa, mas não sabe ainda como fazer ou o que contratar;
- Negociação onde o cliente sabe o que tem de problema, sabe o que quer e ainda já tem orçamentos de concorrentes.
Agora, diante desses 3 cenários, podemos pensar no seguinte. Qual deve ser nosso principal foco de atuação? Em qual deses tipos de negociações precisamos dedicar mais tempo e esforço?
Se você é um vendedor nato e cheira a oportunidade no ar, já identificou que a opção 2 (Negociação com o cliente que sabe o que precisa, mas não sabe ainda como fazer ou o que contratar) é a melhor. Nela, você esta um passo à frente do concorrente e pode montar uma solução personalizada, voltada para a sua ferramenta ou produto, juntamente com o cliente.
Evite atuar em negociações onde o cliente já sabe o que precisa e tem inclusive outros orçamentos. Você pode ser apenas um comparativo de orçamento em uma negociação já marcada para alguém ganhar.
Essa ação coloca você na frente do concorrente. É muito mais difícil de um vendedor que entrar na negociação futuramente consiga reverter o quadro, mas fique atento! No mundo de vendas tudo pode mudar em um instante!
Não sabe qual a melhor estratégia para negociar com o cliente? Um software de CRM pode te ajudar a tomar a melhor decisão. Com base nas interações com o cliente, a ferramenta aponta o caminho que apresentou mais resultados e ajuda a montar o planejamento mais adequado para aquele público.
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