A maioria das empresas não gosta de receber reclamações porque acredita que é algo ruim. Para elas, o cliente sempre está errado e não sabe o que quer! Esse é um pensamento errado, antigo e que muitas vezes ainda persiste .
“Devemos aproximar cada vez mais os clientes da empresa e torná-los co-proprietários da empresa. Conquistar e manter clientes será cada vez mais difícil! “
No relacionamento com o cliente existem muitas variáveis. Cada dia surgem novas empresas, com produtos diferentes e o consumidor tem menor tendência de fidelidade à marca. Mesmo assim, o único caminho que pode salvar as companhias de perder consumidores é a aproximação junto a eles.
Aquelas empresas que conseguirem se aproximar do cliente terão vantagem estratégica e mais chances de sucesso.
Resolver problemas aproxima o cliente
Não importa o meio ou canal em que as empresas atuam, devem estar disponíveis por inteiro e sempre na memória do cliente para que quando ele deseje algo saiba onde encontrar. A cada dia, mais e mais casos de conversas nas redes sociais entre empresas e clientes demonstram que o relacionamento, embora virtual, ainda toca os clientes e faz diferença na experiência de compra e pós-venda.
Se você receber uma reclamação, veja com outros olhos. Analise friamente o caso e saiba extrair os erros da empresa. Ao mesmo tempo, tenha a compreensão de sentir o problema na pele do cliente e como poderia resolvê-lo. Desta forma, corporação e consumidor ganham. Aproveite que a pessoa que mais entende da sua companhia e produto está oferecendo uma consultoria para você quando reclama e faça o possível para que ele queria ser seu “sócio” no negócio.
Deixe uma Resposta