Grande parte das empresas conquista clientes fazendo “ações de marketing” que podemos chamar de promoções ou propagandas. Nisso, vende de alguma forma produtos ou serviços e o ciclo morre ai! O pós-venda ou suporte (quando existe) é ineficiente. E o relacionamento com o cliente é deixado às teias.
Queremos chamar a atenção hoje para os itens de Pós-Venda/Suporte e Gestão no ciclo de venda. O ciclo ideal esta representado na figura acima pelos 4 itens nas flechas.
1. Marketing
Ações de atração do lead ou cliente. No caso de lead, pode ser feito um marketing de guerrilha para atração. Se o cliente é existente, pode ser feita uma demonstração de novo produto. Mas o mais importante é a conversão de contatos.
2. Venda
Como conseguir fazer a primeira venda ou fazer o cliente recomprar algo? Existem muitas técnicas e metodologias que podem ajudar a empresa nessa ponto. Up-selling ou cross-selling, metodologia SPIN… Vale de tudo para conseguir fechar a venda, só não vale investir em clientes não qualificados – que não tem uma ligação com seu produto ou solução. Vender por vender vai trazer mais problemas na próxima fase de suporte. Saiba mais sobre nossa ferramenta de vendas, o isoVendas.
3. Pós-venda ou Suporte
Como os clientes analisam o pós-venda da empresa e o suporte? Você faz pesquisas de satisfação. Sabia que, em média, 80% das empresas confirmam que os clientes têm as expectativas superadas. Porém, na verdade somente 8% dos consumidores confirmam isso!
4. Gestão de relacionamento
Você faz a gestão dos clientes? Sabe quais os mais rentáveis? Qual a necessidade de cada um? Quais clientes têm potencial para comprar mais e quais já atingiram o limite de consumo? Descubra tudo isso com um CRM Analitico e análises estudando os clientes de tempos em tempos.
Cada um destes itens têm extrema importância e deve ser feito pensando sempre no foco do cliente. Lembre-se: CRM é muito mais estratégia do que software!
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