A segmentação de clientes permite que a empresa se concentre em construir fortes relações com seus consumidores mais valiosos. O isoCRM possibilita que eles sejam segmentados de várias formas. Por exemplo: profissão, segmento de atuação, ramos de atividade e muitas outras formas que se adequem ao seu negócio.
A segmentação representa o agrupamento de clientes com interesses ou áreas em comum! Afinal, cada cliente é diferente e deve ser tratado de forma diferenciada.
Agrupando clientes importantes ou semelhantes, a empresa pode tratar cada grupo de forma personalizada e agregar valor no atendimento. No caso de ações de segmentação, é interessante identificar quais consumidores são mais importantes para a empresa.
Tipos de clientes
Podem ser clientes de maior valor (CM), os que compram boas quantias com a empresa e têm um bom relacionamento.
Existem também os consumidores de maior potencial, chamados de CMP, que podem adquirir mais serviços e produtos da empresa. Os CMP devem receber ações diferenciadas dos de maior valor, pois eles ainda podem consumir mais.
Ainda existem os BZs (Bellow Zero) ou “abaixo de zero” que custam mais do que rendem ou têm baixo retorno. Os casos mais comuns ocorrem onde os clientes compram pouco e, em muitos casos, ainda reclamam da empresa.
Existem inúmeras outras formas de segmentar clientes, como geográfica, demográfica, por risco, renda, sexo e periodicidade de compra. Elas podem ser utilizadas de acordo com a estratégia de relacionamento.
Essas diferentes formas não são bem gerenciadas se não houver um sistema capaz de armazenar tantas informações. Se existem vários tipos de clientes, o mais eficiente é reunir os diversos dados em um software de CRM capaz de organizá-los e até de analisá-los. O isoCRM consegue executar essa função, facilitando a criação de estratégias eficazes para cada tipo de consumidor.
O mais importante é começar a usar a segmentação, pois o alinhamento da necessidade do cliente com a mensagem enviada pela empresa aumenta e muito a chance de sucesso no relacionamento!
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