O conceito de Big Data sozinho parece muito abstrato, mas com um exemplo fica mais simples entendê-lo. Imagine que você comprou um restaurante, e está elaborando um cardápio para dar descontos diários com base nos pratos que acredita serem os mais saborosos. Isso pode ser feito de duas maneiras:
- 1) intuindo os dias e separando os pratos com base nos seus gostos ou;
- 2) analisando o que os clientes mais pedem diariamente.
Se você optar por adotar o segundo método, depois de um tempo, poderá avaliar o que as pessoas preferem comer. Esse processo de escolha é chamado de caminho do desejo, ou caminho da vontade. Já a ação que você está fazendo, ao decidir analisar os comportamentos dos seus clientes, é chamada de coleta de dados.
Com base nesses dados, será elaborado um cardápio adequado de descontos, embasado no que é mais consumido em cada dia da semana. Por consequência isso acabará aumentando às vendas. Essa é apenas uma das possibilidades do Big Data.
O que é Big Data?
Por definição Big Data é: “a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. Para isso são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam a profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.”
Mas como essa coleta de dados funciona na prática?
Se você já utilizou a função de autocompletar do Google, já teve um gostinho de como funcionam as estratégias de análise e coleta de dados dessa empresa. Por mais que a ferramenta de busca mais utilizada ainda não possa prever o que vamos querer, ela já usa o sistema de buscas para listas sobre o que as pessoas estão mais interessadas em saber, e deduz que queremos pesquisar sobre isto também.
O segredo dessa “leitura da mente” está em como o Google é capaz de coletar um grande volume de dados e acessá-los, essa é outra das possibilidades do que se pode fazer com o Big Data, mas não é tudo.
Dados são algo que não falta hoje em dia. Se antes era necessário cadastrar os clientes em agendas manuais, ou até mesmo tentar prospectá-los em listas telefônicas, a atualidade trouxe mudanças positivas neste aspecto.
Prospecção por geolocalização
Agora para você encontrar os dados de clientes em potencial online, não é sequer necessário correr atrás deles como antes. Ranqueando corretamente o seu negócio e utilizando os sistemas de geolocalização é possível que seus clientes descubram a sua loja e corram atrás dela para obter o seu serviço ou produto!
A humanidade nunca produziu tantos dados, e o melhor é que boa parte destes dados estão acessíveis a sua empresa.
A relevância das análises coletadas no Big Data
A importância das análises de dados coletados é tão grande que mudou até mesmo a dinâmica dos supermercados. Se antes os estoquistas eram colocados malucos para manter a ordem das prateleiras como o gerente desejava, atualmente basta observar quais locais os clientes ficam mais tempo para colocar os melhores produtos associados lá.
140 caracteres que podem impactar a sua vida
A imagem da sua empresa nas redes sociais também tem um impacto muito maior do que a sua equipe de gestão de crises poderia resolver com um ou dois comunicados. Está comprovado que as ações de uma empresa podem subir ou descer conforme o que os usuários falam dela no Twitter.
Por isso, além de coletar os dados dos usuários e usá-los para aumentar as suas vendas com base nos padrões de comportamentos, é preciso também gerenciar uma boa imagem para a sua empresa nas redes sociais.
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