É normal, em momentos de recessão da economia, que as empresas cortem gastos e investimentos. Mas nem sempre a análise do que é ou não é essencial é realizada de maneira correta. Separamos 3 bons motivos para sua empresa investir na tecnologia de softwares, principalmente em momentos de crise.
1 – Se a estrada é difícil, você precisa de um bom volante
Imagine que você está viajando em uma estrada cheia de curvas, chuva e buracos. Em uma pista perigosa como essa, você precisa que o volante do carro esteja funcionando perfeitamente. É exatamente assim no mercado também. Quanto mais difícil for o momento de crise, de mais controle você precisa. Milhares de empresas quebram em momentos difíceis, pois não possuem análise que norteie os departamentos sobre suas funções, nem comprovação se determinada estratégia está ou não dando certo. Um software de CRM te dá esse controle. Te mostra o que deve ser abandonado, e onde o seu foco deve estar. Uma boa ferramenta facilita o controle da gestão.
2 – Na crise, só os produtivos sobrevivem
Quando você tem uma equipe muito grande e improdutiva na crise, seu lucro diminuirá e a chance da empresa quebrar é enorme. Se um negócio quer se manter vivo nesse momento, é necessário desfazer-se de quem produz pouco e aumentar a produtividade do restante da equipe. A pergunta é: como fazer isso?
Um software bem feito e funcional faz toda a diferença na produtividade. Consegue-se fazer muito mais com menos pessoas. Assim, algumas atividades mais mecânicas e operacionais são automatizadas pelo sistema, deixando a equipe livre para se preocupar com assuntos mais lucrativos – como prospectar, fazer visitas aos clientes ou até mesmo desenvolver novos produtos.
3 – Na crise, clientes são ainda mais valiosos
Se na crise é mais difícil arranjar novos clientes, os atuais tornam-se ainda mais importantes. Um software de CRM facilita a interação e relacionamento com sua carteira de consumidores, gerando mais vendas e mantendo-os ativos. Nos sistemas, é possível ver a quantos dias ele não recebe uma visita ou ligação, assim como entender as necessidades e traçar tendências individuais para cada um deles. É possível gerar descontos e criar promoções para alavancar as vendas para ele em especial.
Apesar disso, novos clientes também devem ser buscados constantemente. Para isso, os softwares garantem uma maior organização na prospecção, além do cruzamento com clientes similares para entender a tendência e quais produtos devem ser oferecidos.
Não veja softwares de CRM como gastos. Aumenta-se a produtividade, ajuda a manter e conquistar clientes e facilita seu controle e gestão. Um sistema não é um gasto, é um investimento e – porque não – uma economia. Seja mais produtivo; invista em T.I e automatize os processos da sua equipe!