O Canvas é um modelo de negócio que aponta o potencial para uma ideia da economia digital se transformar num produto rentável. De acordo com o livro Business Model Generation, é uma descrição da lógica pela qual uma organização cria, entrega e captura valor.
No entanto, para que as organizações consigam descrever esta lógica, é necessário um modelo que facilite esta tarefa. A descrição de planos de negócios, de acordo com a publicação, exige um “formato simples, intuitivo e consistente, que consiga capturar as complexidades do faturamento da empresa”.
Para isto foi criado o quadro Canvas para fazer anotações rápidas e simples que orientem o negócio.
-
Componentes do Quadro Canvas:
Segmento de Clientes: para quem estamos criando valor?
Propostas de Valor: que valor entregamos a nossos clientes?
Canais: como alcançamos e queremos alcançar nossos clientes?
Relacionamentos com Clientes: que tipo de relacionamento esperamos ter com nossos clientes?
Modelo de Receitas: por qual valor os clientes estão dispostos a pagar?
Principais Recursos: quais os principais recursos que nossa proposta de valor requer?
Principais Atividades: quais as principais atividades requeridas por nossa proposta de valor?
Alianças: quem são nossos principais parceiros?
Estrutura de custos: quais são nossos principais drivers de custo?
O Canvas não detalha cada componente, somente lista eles para facilitar o planejamento. Os detalhes podem ser gerenciados de outras formas por softwares de CRM, como o isoCRM. Todos os dados colhidos pela metodologia podem ser armazenados no sistema e ser acessados por qualquer colaborador de sua empresa. Com essas informações, o programa pode criar relatórios gráficos para acompanhar o que for preciso! O planejamento de estratégias também é beneficiado pelo software, pois ele analisa os dados inseridos, otimizando o processo. Para grandes empresas, facilitar essas tarefas é uma baita mão na roda.
Use a metodologia CANVAS para criar valor para os clientes!
Deixe uma Resposta