O termo B2C, define as relações entre empresa e clientes, e muda de modelo conforme as interações passam por novos meios e canais. Companhias que abrem mão de personalizar a experiência de marketing e de compra perdem fatias importantes do mercado. Por isso, o sucesso na relação B2C passa por um bom planejamento estratégico. Para isso, sua corporação pode usar alguns pontos-chave para guiá-la até o sucesso. Para te ajudar, oferecemos quatro dicas!
Conheça seu público
Como a relação B2C tem foco total no cliente, nada melhor do que se colocar no lugar dele para entendê-lo. Para executar isso, crie um personagem fictício (persona) e projete nele os desejos, emoções e características de seus consumidores. Isso vai te auxiliar a perceber o que é necessário para atrair e satisfazer seus potenciais compradores!
Ferramentas de CRM são extremamente úteis para colher dados dos clientes, analisá-los e criar seu planejamento. Por exemplo, no software isoCRM há um módulo chamado isoCadastro, que permite a criação de uma base de informações acessível. Melhorando a eficiência e a qualidade no relacionamento.
Ouça seus clientes
Construa e use espaços onde o consumidor possa dialogar com sua empresa. Não é inteligente ignorar seu SAC ou as mensagens referentes a elogios e reclamações, independente do canal que ele usa para interagir com a sua companhia (site ou redes sociais). Aliás, Facebook, Instagram, Youtube e Twitter são canais que permitem opiniões espontâneas, então são um ótimo termômetro da opinião do público. Preste atenção nesses meios, escute o que seus clientes têm a dizer e considere essas críticas ao adaptar sua estratégia.
Analise a concorrência
Uma boa estratégia não é completa sem observar o que os concorrentes fazem de bom e de ruim. Na hora de mudar a abordagem ao público ou de entrar em um mercado novo, busque os cases de sucesso e de fracasso para ter certeza do que fazer.
Por exemplo, se as empresas agem da mesma maneira, observar isso vai te permitir adotar posicionamento diferenciado e chamar a atenção de potenciais clientes, já saturados com a mesmice do mercado.
Estabeleça metas B2C
Metas são criadas para motivar as equipes de venda e melhorar os resultados. Elas devem ser ambiciosas e desafiadoras, mas principalmente precisam ser tangíveis. Você sempre deve analisar os resultados. Não esqueça de recompensar seus colaboradores quando a meta for alcançada!
Criar meios de mensurar o avanço de sua equipe nessas metas também é recomendado. Assim, você fica sabendo se o resultado está saindo de acordo com o planejado. As métricas podem ser relativas a quantidade de vendas, satisfação dos clientes, etc. Dessa forma, você ganha dados que dizem se a estratégia está funcionando e onde consertar falhas. Novamente, programas de CRM podem facilitar e otimizar está tarefa, analisando automaticamente as ações e apontando qualquer gargalo que possa afetar o processo produtivo. Assim faz o software isoCRM!
Seguindo essas dicas, você tem a garantia de conseguir montar uma estratégia eficiente e funcional de B2C!