Cada vez mais alta são as cifras investidas no mercado publicitário. Grandes são os investimentos em redes sociais, vídeos promocionais e marketing em revistas, tv e rádio. Mas será que esse investimento todo funciona?
É evidente que é importante para qualquer marca investir em propaganda. Mas discordamos um pouco quando dizem que a “propaganda é a alma do negócio”, porque na nossa opinião quem mantém o negócio vivo é o cliente. E para o cliente interessar-se em permanecer sendo parte desse organismo, ele precisa de “experiência”. Esse importante elemento, todavia, só é atingido com um bom atendimento.
Empresas gastam milhões para trazer o cliente até a loja, mas pouco investem para fazê-lo sair lá de dentro com uma sacolinha de produtos. Cada vez mais nos deparamos com vendedores incapazes que pouco conhecem aquilo que vendem – ou para quem o fazem. O resultado é uma altíssima taxa de rejeição, pois a propaganda fez a sua parte, mas o mesmo não foi feito pelos vendedores.
O que queremos dizer com isso? É necessário investir em marketing e propaganda, mas não deve-se trocar uma verba pela outra. Capacitar a equipe comercial e seus líderes é essencial para o bom resultado de uma campanha de publicidade.
Como invisto na minha equipe comercial? Separamos algumas dicas:
- Campanha de incentivo ou motivacional;
- Treinamento para líderes e vendedores;
- Avaliação constante dos indicadores da equipe;
- Manualização do atendimento criada através das melhores práticas dentro da empresa;
- Software de retenção do cliente ou CRM.
Ter um momento para treinar a equipe e um bom software de CRM ajudam muito no bom atendimento. Uma empresa com seu braço comercial técnica e tecnologicamente preparado otimiza os resultados das suas campanhas de marketing. A ferramenta isoCRM tem módulos focados exatamente para isso: isoAnalítico, para analisar processos e resultados; isoAtividade, monitora metas e atividades; isoVendas (controle de atividades e negócios) e isoWorkflow (gerencia rotina e processos dos funcionários).