A IBM está querendo melhorar a vida nas cidades. A empresa pretende, através de seu mais novo projeto (‘People for Smarter Cities’), criar soluções que ajudem as cidades de todo o mundo a ficarem mais inteligentes.
Para divulgar a iniciativa, a marca se juntou com a Ogilvy & Mather Paris. Juntas, criaram peças publicitárias com utilidade prática para os cidadãos. Assim, outdoors serviram também como bancos, rampas e até mesmo refúgios para escapar da chuva.
Essa ação da IBM demonstra uma nova preocupação das empresas com a sociedade. Empresas engajadas socialmente aparecem como uma tendência chamada de marketing 3.0. Nela, os clientes vêem as empresas não somente como fornecedores, mas transformadores sociais!
Até onde vai a responsabilidade social de uma empresa?
Não basta apenas vender um produto ou satisfazer uma necessidade pontual. Cada vez mais as empresas têm responsabilidades com clientes, funcionários e sociedade para serem mais sustentáveis e com responsabilidade social. Nesse novo conceito de marketing, a empresa deve focar no ser humano como um todo, atingindo mente, coração e espírito.
Em um estudo realizado pela The Economist Intelligence Unitcom com 329 executivos seniores, verificou-se que empresas engajadas socialmente – ou seja, preocupadas com o contexto em que estão inseridas e com o próprio consumidor – tendem a faturar quatro vezes mais que empresas com engajamento mínimo. O relatório define empresas socialmente engajadas como aquelas que envolvem ativamente os seus clientes em conversas relevantes, que são possibilitadas por tecnologias sociais, e beneficiam ambas as partes.
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