A menos que contrate o professor Xavier, chefe dos X-Men, é impossível vender sem contato com os clientes. Se você não possui poderes telepáticos ou técnicas de hipnose à distância, é preciso ligar, se apresentar e mostrar relevância. A questão é: que horário eu ligo? Que momento do dia pego o prospect numa boa hora?
Um estudo feito pelo Insidesales.com junto com pesquisadores do MIT durou 3 anos, pesquisou 15 mil clientes e trouxe a resposta para você, que não sabe bem a hora de ligar para o cliente. Segundo a pesquisa, os melhores horários são entre 08:30 e 09:30 da manhã, ou das 16 às 17 horas. A pesquisa aponta um aumento da receptividade em 164%. durante essas janelas. Entretanto, se o cliente entrou em contato com a equipe comercial e deixou seus contatos, ligue para ele o mais rápido possível. O estudo aponta que, se o contato for feito em menos de 10 minutos, as chances de sucesso aumentam em 400%.
Quando fazer contato?
Segundo o estudo, são dois: quarta e quinta-feira. Ligando para o cliente nesses dias, sua chance de ser atendido aumenta em 49%.
Números são números, não mentem. Todavia, cada caso é um caso. Caso seu público-alvo não se resumir a profissionais de comércio exterior que negociam com chineses durante a madrugada, há uma grande chance de eles ainda não estarem acordados às 08:30 da manhã. Não vai ser legal acordar o seu prospect com um telefone gritando em seu ouvido.
Quando você tem controle, como um software de CRM, conseguirá entender especificamente seus clientes. O programa guarda todos os dados de todos os contatos feitos com eles. O melhor horário para ligar é um ponto importantíssimo para te ajudar a aumentar seus resultados! Com a ferramenta certa, esses e outros detalhes fortalecem sua relação com o consumidor.