Sim, você não leu errado! De fato esse é o título do artigo de hoje e a foto acima é de uma charmosa vaca, ao invés de um profissional sorridente de terno e gravata! Antes de você achar que nosso blog foi hackeado pela Friboi, queremos propor uma breve reflexão: qual a diferença entre um gado de corte e uma vaca leiteira?
Ora, ambos são bovinos, Bos Taurus, sagrados na Índia e muito apreciados nas mesas dos brasileiros nos almoços de domingo. Os dois pastam, possuem os mesmos hábitos e mugidos muito parecidos. De fato, quase não há diferença com exceção de uma coisa: a finalidade de cada um.
Um gado de corte nasce para aquela finalidade. O produtor engorda o bicho para que vire um saboroso filé. Por mais que ele não saiba disso, a relação dele com seu dono não passará da mesa de churrasco do aniversário do filho mais velho da família. Já a Vaca Leiteira não. Ela é criada como a provedora do leite, e de certa forma está presente em todo café da manhã. Toda manhã tem mais a oferecer, e para não sentir a dor do excesso de leite, é ordenhada. Uma relação mais longa, não é mesmo?
Se você for esperto como imagino que seja, já sabe onde quero chegar.
CLIENTE GADO DE CORTE
Ora, quando tratamos nosso cliente como um gado de corte, tiramos tudo que podemos em uma única venda. Acabou a negócio, acabou o cliente. Jogamos nossa margem lá no alto, ou apenas entregamos o que precisamos sem nos preocuparmos com o pós-venda. Tudo o que conseguimos ver é um apetitoso filé ao molho mostarda.
CLIENTE VACA LEITEIRA
Todavia, quando olhamos para o cliente como um fazendeiro olha para sua vaca leiteira, há mais cuidado e carinho. Afinal de contas, miramos uma relação de longo prazo. Aumentam as possibilidades: iogurte, queijo, doce de leite. Todo dia o consumidor tem algo de novo a nos oferecer, e sempre podemos aliviar as necessidades deles.
A metodologia CRM sugere clientes vacas leiteiras. Focados no longo prazo, no relacionamento contínuo e na busca constante de novas possibilidades. Entretanto, não confunda CRM com software. É lógico que um sistema que facilite o uso da metodologia é importante, mas no final das contas, a EMPRESA continua sendo responsável pelo relacionamento com seus clientes.
E aí, em qual das categorias seus clientes se encaixam?