Muito se fala do cruel efeito dominó que derruba as empresas em tempo de crise. A crise sofrida por uma afeta seus fornecedores, o que acaba prejudicando toda uma rede de serviços.
É cruel, entretanto real. Foi-se o tempo em que poderíamos alegar que a crise é imaginária, fruto do pessimismo ou sensacionalismo da mídia e de alguns especialistas. Todos sentiram, de uma maneira ou de outra, o sabor do momento que o país atravessa.
Acontece que chorar não vai fazer sua empresa manter seus clientes. Não há “textão” de Facebook que melhore a economia do país de uma hora para outra. Sob esse aspecto vivido no momento, há apenas uma solução: entender como seu cliente está enfrentando a crise!
Apoie seu cliente na crise!
Se os gastos foram cortados e eles não compram mais, que situação que os obrigou a interromper a parceria? Entender o momento difícil do seu cliente é essencial para saber como ajudá-lo. Estender a mão para quem faz negócios contigo deveria ser a principal missão do seu negócio! Quando você entende as principais dificuldades que vieram de brinde com a economia oscilante, é possível criar soluções que minimizem esses obstáculos, mantendo a parceria com seus consumidores.
Em momentos como esse, o RELACIONAMENTO nunca foi tão importante. Manter as informações sobre os compradores atualizadas ajuda a compreender melhor a fase difícil em que ele se encontra – e buscar soluções para isso. Nessas horas, estar munido de uma boa ferramenta de CRM é uma mão na roda. Estar presente na vida de quem compra de você é a nota tônica para ser lembrado sempre. Parceiros em momentos difíceis geralmente são lembrados nos bons momentos. Amigos que fazemos nos momentos de dificuldade são sempre mais valiosos que aqueles no momento de bonança. Na fartura, o que não falta é oportunista. Na crise, sobram apenas os parceiros.
Abra concessões se for preciso; facilite as coisas, diminua a margem, faça um esforço extra, mas esteja JUNTO com seu cliente nos momentos difíceis. E, nas boas horas, você não será esquecido.