No dia a dia, são vários compromissos dos quais não podemos abrir mão. Muitas vezes, essa correria nos faz perder negócios. Por isso, é importante organizar o processo de vendas para não perder dinheiro à toa – especialmente em pequenas e médias empresas, que exigem do gestor controle de várias equipes com profissionais de perfis distintos.
Para te ajudar nisso, preparamos algumas dicas. Confira!
Reúna-se com a equipe
Para começar o dia, reúna seus vendedores para fazer um apanhado do dia anterior, ver quais pontos precisam ser melhorados e definir objetivos. Alinhe as metas de venda de cada um com as da empresa e deixe-as claras, para não ouvir reclamações no final do expediente.
Planejar com antecedência mostra para a equipe que não dá para adiar as tarefas do dia. Nessas horas, uma ferramenta de CRM permite que você e seus colaboradores monitorem as atividades agendadas.
Segmente o time
Para atender vários públicos, um vendedor tem de estar preparado. Para isso, cabe ao gestor dividir a equipe para capacitá-la para lidar com qualquer situação, tornando-a capaz de atender qualquer perfil de consumidor sem problemas. Um colaborador especialista em vendas melhora os resultados da sua empresa com diferentes clientes, mercados e até regiões geográficas.
Organize a agenda de vendas
Nada melhor que um software de CRM. Além de permitir acompanhar a agenda do vendedor, também gerencia o desempenho diário dele e consegue montar um cronograma de vendas (ou de ativos, propostas emitidas, o que for necessário). Com um programa de CRM, dificilmente um vendedor vai deixar de cumprir uma tarefa importante – pois certamente será alertado pelo programa.
Elabore estratégias de venda
Com vendedores preparados e capacitados, você mostra ao cliente que se preocupa com a qualidade do serviço oferecido e não está só atrás do dinheiro dele. Ele percebe seu foco em ajudá-lo da maneira que for possível – é o primeiro passo para a fidelização. A especialização dos colaboradores também permite experimentar estratégias diferentes, mais ousadas e adequadas ao consumidor.
Organizar vendas não é complicado se você tiver objetivos e metas bem definidos.Quando seus clientes perceberem seu empenho, sua empresa vai ganhar um diferencial importante. Para mais dicas sobre o processo de vendas, veja outros posts do nosso blog.