Como o dashboard ajuda nas decisões empresariais

Nem sempre o feeling é a melhor diretriz para a tomada de uma decisão. Cada vez mais, a alta diretoria das empresas tem percebido a necessidade de basear-se em dados para executar ações. Essas informações possibilitam uma assertividade maior em cada estratégia, já que o “achismo” é trocado por algo concreto.O problema maior nem tem sido obter esses dados. Os relatórios são gerados quase que automaticamente, e as empresas costumam adotar políticas para colher o máximo de informações. O maior problema é a falta de velocidade na atualização desses dados, assim como a falta de tempo dos decisores para estudar os números. E é aí que entra o conceito de dashboard, presente em softwares que auxiliam nessa função analítica dentro das empresas.

IT-Dashboard

O que é dashboard?

Se traduzirmos o termo (dashboard significa Painel de Controle ou Instrumentos), já é possível deduzir o significado. No painel, é possível visualizar de maneira rápida as informações mais relevantes. Gráficos e gauges (medidores), com a aplicação de cores, facilitam a visualização e economizam o tempo do decisor.

O poder dos recursos visuais!

Toda equipe possui diferentes graus hierárquicos. O conhecimento necessário para realizar leituras técnicas nem sempre é o mesmo para todos. A multifuncionalidade dentro de uma empresa recheada de processos reforça essa diferença. Finanças, Logística, Comercial, Recursos Humanos, Marketing… são muitos os relatórios.

Como os dashboards escoram-se em recursos visuais dinâmicos e práticos, esse conhecimento torna-se uniforme. Esse é o grande poder dos recursos visuais de um dashboard: facilitar a absorção da informação em menos tempo.

Pense rápido!

Com o tempo cada vez mais escasso, as decisões precisam ser mais rápidas. Um relatório de 30 páginas seria extremamente dispendioso para um diretor que tem em média 4 reuniões diárias. Olhar um gráfico ou medidor de um dashboard demora menos que ler os e-mails que chegaram de ontem pra hoje!

O Painel de Instrumentos com os itens certos!

O dashboard por si só não faz milagre. Se você se interessou pelo conceito e deseja implantar esse recurso na sua empresa, saiba quais instrumentos precisam estar em seu painel.

dashboard

 

Alguns softwares, como o isoCRM, permitem ao usuário customizar as informações para a sua realidade. A partir das informações cadastradas na base dados do sistema, será possível criar relatórios gráficos e gauges para acompanhar os cadastros, SAC, marketing e tudo mais que precisar. O módulo isoAnalítico permite uma visão em tempo real da empresa, dos cadastros até o acompanhamento das vendas e a atual situação financeira. O uso do CRM Analítico é muito simples e flexível, adaptando-se facilmente às necessidades da sua empresa para demonstrar e analisar resultados.