A Fome Faz o Homem?

A FOME FAZ O HOMEMVivemos na época do mimimi. É mais fácil reclamar do governo, da economia, do azul e do vermelho. A impressão que fica pra quem batalha é que tem mais gente disposta a reclamar da barriga roncando do que a levantar e fritar um ovo. Toda época de crise é repleta de reclamões, desanimados, sem criatividade e pessimistas, entregues à desistência como se não houvessem opções. Estão eles certos? Não responderemos, apenas traremos os fatos e deixaremos que você chegue à sua própria conclusão.

 

FATO 1: na crise de 2009, houve um aumento de 17% no número de novos ricos

Pessoas atingiram uma conta bancária acima dos 7 dígitos apesar da crise econômica mundial em 2009. Isso porque estavam preparadas para levantar e atacar o mercado antes que o mercado as atacasse.

 

FATO 2: Richard Branson

bransonSempre que algo dá errado ou você se encontra em desvantagem, muitas vezes a melhor maneira de lidar com isso é transformar algo negativo em positivo. Richard Branson, por exemplo, fundador do grupo Virgin e 245º homem mais rico do planeta, é disléxico. Essa grave desvantagem foi transformada em vantagem quando, para impulsionar a revista Student, ele pedia que os seus editores lessem as campanhas em voz alta. Se ele entendesse rapidamente, ele sabia que a mensagem
seria compreendida à primeira vista.

 

 

 

FATO 3: Essa citação de “Pai Rico, Pai Pobre”

De acordo com Robert Kiyosaky, autor do best-seller internacional “Pai Rico, Pai Pobre”, “os ricos são ricos porque enxergam oportunidades aonde ninguém mais consegue vê-las”. E isso tem sentido quando o grande empresário consegue ser, diante das crises, o ponto fora da curva.

 

FATO 4: Geraldo Rufino

O mineiro Geraldo Rufino tinha 2 caminhões para puxar adubo em seu negócio de agricultura. Em um mês, os dois caminhões tombaram, sem seguro e financiado. Em alguns dias, ele havia perdido todo o seu ativo.

Essa situação deixaria qualquer um desesperado. Mas, em seu pior momento, Geraldo decidiu vender as peças recicladas dos caminhões batidos e percebeu que aquilo era lucrativo. Assim nasceu a JR DIESEL, que hoje vale mais de R$100 milhões.

 

FATO 5: Caito Maia e a Chilli Beans

Caito Maia tinha uma importadora e levou dois grandes calotes. Prestes a fechar, ele percebeu que sobraram alguns óculos e decidiu vender para o cliente final. De B2B para B2C, e do seu pior momento, surgiu a Chilli Beans, que fatura mais de R$ 500 milhões.

 

FATO 6: A Hyundai nos EUA

Nos EUA, há um carro para cada habitante. Portanto, se você deixa de vender carros, quebra o mercado. Por lá, se você comprar um Hyundai hoje e for demitido, pode devolver o veículo em até um ano. O “Assurance” (“assegurado”, em português) é um dos melhores exemplos de criatividade no mundo dos negócios. A Hyundai mostrou que a criatividade é sim a melhor arma contra crises, a única arma capaz de eliminar o maior obstáculo para aquisição de um carro novo: o medo de não conseguir pagá-lo.

A criatividade é uma excelente ferramenta para sair da crise. Ao invés de chorar, que tal agir? Como você encara o seu pior momento?