Como melhorar o atendimento ao cliente?

Um dos principais problemas das empresas com clientes está ligado ao atendimento. Quase 70% dos inconvenientes tem como causa o serviço ruim ou algum pepino diretamente no produto. Se o principal percalço é o suporte, o que as empresas podem fazer para diminuir esse índice?

 

Mantenha um diálogo com o cliente

Algo comum em casos de insatisfação do cliente é a falta de reclamação quando um produto não agrada. Em média, 4% das pessoas reclamam de algo; 96% simplesmente não se manifestam! Simplesmente deixam de comprar e a empresa nem fica sabendo. Por esse motivo, trate de manter contato com o consumidor e deixe um canal aberto para sugestões e críticas, de fácil acesso e rápido retorno.Utilizando softwares de CRM, como o isoCRM, é possível tornar mais eficiente o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O controle dos chamados, pedidos, reclamações, sugestões e garantia será otimizado – assim como o retorno ao cliente.

 

Realize pesquisas de satisfação

A maioria das empresas não realiza pesquisas de satisfação! Isso é fato. Você lembra de algum contato recente de uma empresa onde tenha comprado algo? Pode até ser que isso ocorra se você comprou um carro – concessionárias são campeãs nisso -, mas tirando esse setor os demais são fracos em pesquisa.

Uma maneira de saber se a companhia está no caminho certo é realizar pesquisas de satisfação. Faça pelo menos um planejamento simples do que deseja saber, das ações e indicadores. Importante: teste sua pesquisa antes de sair ligando para Deus e o mundo.

 

“O que não é medido não pode ser gerenciado. 

Robert Kaplan

 

Busque um atendimento que encante o cliente

Todas as pessoas gostam de ser bem atendidas. Independente de que lado estamos, como vendedor ou cliente, queremos um bom serviço e soluções para nossos problemas. Por mais que as empresas tenham transtornos, a boa solução é o diferencial que mantém consumidores satisfeitos. Já está comprovado que, mesmo tendo problemas, o cliente dá uma segunda ou terceira chance para a corporação – desde que o incômodo seja resolvido.

Não abuse da paciência dos consumidores! Evite que inconvenientes ocorram e, se tiver algum, resolva rápido e mostre para o cliente que ele é importante. Explique que o imbróglio foi revisto e que esforços serão feitos para que não ocorra mais. De preferência, transforme os problemas em oportunidades para encantar os consumidores.

Um cliente satisfeito indica sua empresa para pelo menos 5 pessoas!

 

 

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