Com a economia mais instável que pudim de leite, os preços só não sobem mais que as dívidas do brasileiro. Conseguir manter o preço atual do seu produto/serviço pode ser um desafio, e a margem de lucro baixa pode quebrar o seu negócio.
Portanto, em certos momentos, pode ser inevitável aumentar seu preço. O problema é o medo de que seus clientes promovam algum panelaço pelo aumento das cifras. Para evitar que isso aconteça, o blog separou 4 dicas para que você aumente os preços perdendo o mínimo possível de clientes.
#1 – Analise o Mercado
Conhecer bem o mercado em que atua e o perfil dos seus clientes é fundamental quando pretende-se aumentar os preços. No meu segmento, o cliente é fiel ao meu produto ou ao quanto ele custa? O quanto cobram meus concorrentes? O que eles oferecem e quais as minhas vantagens competitivas?
Responder a essas perguntas te ajudará a prever o impacto de aumentar os preços. Softwares como o isoCRM são capazes de gerar gráficos que comparam o número de clientes que busca preço e quantos buscam qualidade. Se seu diferencial é a qualidade, diminui-la para manter o preço nunca é um bom negócio. Você pode ganhar a curto, mas sem dúvida perderá a longo prazo.
#2- Crie uma estratégia para comunicar os aumentos
Agora que sabemos que o aumento do preço é vital para a sobrevivência do seu negócio, chegou o temido momento de comunicar esse aumento. Reúna os gerentes e a equipe de vendas e explique o porquê do aumento, de maneira clara e honesta. Todo mundo precisa estar pronto para dar o mesmo discurso quando for questionado pelo cliente. Monitorar as atividades da equipe é importante para que tudo saia nos conformes; para esse trabalho, tenha à mão um software de CRM, como o isoCRM – que permite ver e delegar atividades aos colaboradores.
Outro ponto que costuma auxiliar é avisar o cliente com um ou dois meses de antecedência. Assim ele não será surpreendido nem deixará de comprar no “susto”. Notícia ruim não mata. O que mata é susto.
#3- Pegue relativamente leve nos preços
Recentemente, a prefeitura de Curitiba aumentou drasticamente a tarifa de ônibus, causando uma série de protestos entre estudantes e cidadãos. Acontece que o preço da tarifa não aumentava já há alguns anos, mesmo com inflação e aumento do combustível. Se você pegasse o valor aumentado e dividisse pelos anos em que a tarifa permaneceu estática, teria um reajuste anual menor que todas as outras capitais brasileiras.
O erro aqui foi aumentar tudo de uma vez. Se o reajuste fosse gradual, seria de fácil assimilação aos passageiros e possivelmente a revolta não seria tão grande. O caso é público mas a lição nos serve. Aumente pensando em compensar todo o tempo em que não teve coragem de aumentar e perderá clientes como se fossem cabelos. Aumente moderadamente e após assimilação por parte dos clientes aumente um pouco mais.
#4- Recompense clientes fiéis
Há sempre aqueles clientes que você não quer perder de jeito nenhum. Pagam em dia, indicam seu negócio e compram todo mês. Seria uma pena perdê-los por preço.
Portanto, trate de cuidar deles. Presenteie-os com mimos e ofereça condições exclusivas de pagamento. Cuide deles como um marido que sabe o quão caro sairá o divórcio cuida da esposa.
O isoCRM te ajuda com projeções, visão da margem de lucro, análise de preço e identificação dos melhores clientes.