É muito comum que empresas mensurem apenas o indicador lucro. Acontece que outros dados estão presentes, mas a falta de uma cultura de números na organização impede melhores resultados. Listamos 4 grandes benefícios que uma boa análise de informações pode trazer para a sua empresa.
Análise dos dados ajuda na pré-venda e negociação
Imagine um vendedor que visitará um cliente sem nenhum tipo de informação. É como jogar dados, onde se confia apenas na sorte e há pouquíssima estratégia envolvida. Ele chega, senta em frente ao consumidor e, com base em achismos, oferece o produto que acha conveniente. O comprador não se convence e não abre a carteira. Então o vendedor vai embora, sem oferecer um produto na mala que interessaria muito ao cliente.
Esse cenário acontece muito no mundo corporativo. A falta de informações deixa o vendedor desarmado na negociação. Na melhor das hipóteses, ele perde parte da margem; na pior, perde a venda toda. Agora convido você a imaginar um outro cenário.
Digamos que o mesmo vendedor vai se reunir com o cliente. Mas dessa vez, o software de CRM da sua empresa dá a ele uma série de informações. Está ali, por exemplo, que o consumidor costuma comprar determinado tipo de produto e, pelo tempo desde a última compra, é bem possível que ele adquira novamente. Além disso, o mesmo software mostra que todas as vezes que aquele cliente escolheu comprar do concorrente foi em virtude do preço. Por isso, o vendedor criará uma estratégia com base no “custo-benefício”.
Análise dos dados ajuda na direção estratégica
Os números dizem muita coisa. Eles podem dizer, por exemplo, que determinado produto tem vendido pouco e o excesso no estoque tem causado problemas. Ainda diz que é o item com mais reclamações registradas pelo SAC. O que fazer? Ou melhorar o produto ou jogá-lo fora.
Os dados mostrarão qual caminho a empresa deve seguir, criando uma diretriz segura e minimizando a margem de erro estratégica. No marketing, por exemplo, pode-se perceber que a mercadoria X vende muito em certa região da cidade, mas quase não é vendida nos outros locais. O que fazer? Criar uma estratégia de comunicação que divulgue ainda mais o produto aonde ele tem maior saída, e focar em promoções e divulgação para alavancar a venda nas outras regiões.
Análise dos dados ajuda na previsão
As empresas costumam apresentar a acionistas e investidores algumas previsões para os anos subsequentes. Acontece que elas nem sempre são corretas, carecem de credibilidade e em grande parte das vezes se mostram irreais no futuro. Softwares de CRM como o isoCRM são analíticos, diminuindo a margem de erro nessas previsões. Essas plataforma de BI permitem um gerenciamento capaz de descobrir riscos e oportunidades, possibilitando a análise hipotética e acrescentando valor aos conhecimentos tradicionais, de maneira a possibilitar uma previsão e análise de um orçamento, por exemplo.
Esses dados vão guiar sua empresa para a rota mais segura a ser seguida, com a criação de uma diretriz que minimiza a margem de erro estratégica.
Análise dos dados ajuda no Processo da Venda
O isoCRM permite o registro de um Pipeline de Vendas. O Pipeline é nada mais que o funil de vendas, ou seja, as etapas que abrangem uma negociação desde a prospecção ao pós-venda. Através de um registro, é possível perceber, por exemplo, qual é a maior dificuldade da equipe de vendas em todo o Processo. É possível notar que ela aborda bem e geralmente desperta o interesse na demonstração, por exemplo, mas a venda empaca na negociação, quando o cliente questiona detalhes como preço e coloca na mesa a proposta do concorrente.
Com esses números, dá pra fazer muita coisa. Isso dá um direcionamento para o treinamento, por exemplo. No caso acima, o gerente deve focar no treinamento de técnicas de negociação para aumentar a conversão das vendas.