O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, como boa gestão, equipe competente, produtos ou serviços de qualidade, conquista de espaço no mercado e fidelização de clientes.
Mas para auxiliar todos esses fatores de modo eficiente, acaba sendo necessário o uso de ferramentas automatizadas, que ajudem a controlar, registrar e processar todas as informações que passam numa empresa. E sistemas de CRM e ERP acabam sendo essenciais para isso.
Você não sabe o que significam as siglas CRM e ERP? Não tem problema! Vamos explicar sobre elas para que você perceba a diferença que esses softwares podem fazer em sua empresa.
Ao longo dos anos a tecnologia vem desempenhando papel importante tanto em relação à gestão empresarial quanto ao bom atendimento aos clientes. De acordo com a pesquisa IFS Digital Change Survey, feita pela empresa IFS com 750 gestores em 16 países, 43% dos entrevistados apontaram a eficiência dos processos internos como o impulsionador mais significativo da transformação digital.
Isso indica que automatizar seu negócio com softwares já é uma necessidade básica para acompanhar o mercado e garantir a eficiência máxima no atendimento. Planilhas e outros métodos ultrapassados, por exemplo, apenas confundem e atrasam a equipe e os processos, diminuindo a produtividade de maneira geral.
Quer saber como automatizar seu negócio com os softwares de CRM e ERP online? Neste artigo abordamos os dois sistemas e o que eles podem fazer por sua empresa. Continue acompanhando!
Software de CRM
A sigla CRM (Customer Relationship Manager, em inglês) significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. O conceito também envolve gerir o relacionamento com fornecedores e parceiros.
Entende-se que prezar a qualidade no atendimento aos clientes é um dos principais fatores para um negócio bem-sucedido. O software de CRM auxilia no planejamento de pré-venda, venda e pós venda e fornece dados que permitem a construção de uma estratégia eficiente de negócios. Por meio dele, podemos saber:
- quantos problemas foram resolvidos no atendimento com o cliente;
- quanto tempo levou para a resolução dos problemas;
- quantas informações novas sobre determinado cliente foram obtidas;
- quais produtos ou serviços foram oferecidos ao cliente.
Como criar estratégias a partir desses dados? Para que essas informações são úteis? Por meio delas, o gestor poderá, entre outros:
- conhecer melhor os clientes e obter feedbacks valiosos;
- desenvolver e investir no marketing de relacionamento;
- oferecer ofertas únicas, através dos dados registrados em todos os atendimentos;
- atender com mais rapidez e qualidade.
A ferramenta CRM também auxilia o gerenciamento de campanhas de marketing, controle e aumento das vendas e a padronização de informações, já que esse sistema mantém registrados todos os dados referentes às interações com clientes, fornecedores e parceiros.
Quanto mais você conhecer o seu público, maiores as chances de aproximação e relacionamentos duradouros, não é?
Sistema ERP
A sigla ERP equivale a Enterprise Resource Planning, em inglês, e significa Planejamento dos Recursos Empresariais. Esse software integra todos os setores de uma ou mais empresas e torna a gestão empresarial muito mais simples e eficiente. O sistema ERP possui funcionalidades como:
- controle de estoque;
- controle de vendas e orçamentos;
- controle de compras e cotações;
- controle financeiro;
- emissão de notas fiscais e boletos.
Por meio da automatização e do registro preciso de dados, o gestor pode tomar decisões baseadas em informações concretas advindas dos indicadores de desempenho e criar estratégias a curto, médio e longo prazo. Além disso, o trabalho da equipe e os processos internos são otimizados, resultando em mais produtividade.
O que os dois softwares podem fazer por sua empresa
Ao otimizar os processos internos — e consequentemente aumentar a produtividade geral — e investir na melhoria dos relacionamentos com os clientes, a empresa estará preparada para aumentar sua performance e tornar-se uma autoridade em seu nicho.
Essa aliança entre gestão de processos e gestão de relacionamento com clientes tem o potencial de promover a marca da empresa, torná-la conhecida pelo ótimo desempenho e alavancar os lucros.
Outra vantagem desses sistemas é o acesso de todos às mesmas informações, sem mais problemas com dados duplicados ou desaparecidos. Além do gestor, a equipe também perceberá melhorias satisfatórias na rotina de trabalho, já que as tarefas e a comunicação com os colaboradores ficarão mais fáceis.
O investimento em tecnologia no âmbito empresarial vem se tornando uma necessidade e não pode mais ser visto como apenas uma opção. A melhoria nos resultados gerais após adotar essas soluções é um fator que deveria ser considerado por gestores que desejam expandir seus negócios.
Vantagem do isoCRM
O nosso sistema de gestão isoCRM conta com diversas ferramentas, podendo englobar tudo o que se passa na sua empresa. Trabalhamos com um software capaz de registrar todas as informações e dados da sua empresa, desde dados de atendimentos até dados de produtividade, vendas e estoque de produtos. Portanto acabamos sendo muito além de CRM, também oferecemos funcionalidade de ERP para gerenciar sua empresa, tudo em um só sistema.
Sem contar que, mesmo possuindo diversas funcionalidades e ferramentas, também podemos integrar os dados de outros softwares ou sistemas junto com a plataforma do isoCRM. Tendo a integração de dados, melhorando a qualidade das informações.
Através de nossos diferentes módulos, trazemos ferramentas em uma plataforma web flexível voltadas para cada área e necessidade da sua empresa, pendendo ser customizadas conforme o que a sua empresa precisar.
E então, gostou do artigo? Já sabe como automatizar seu negócio com os softwares de CRM e ERP? Caso tenha se interessado em melhorar sua gestão empresarial com o isoCRM entre em contato conosco!