Atender clientes não é complicado como a ciência aeroespacial, mas alguns erros são cometidos por vendedores. Pode ser por despreparo ou nervosismo, mas pode estar ligado à visão da empresa, que não enxerga o consumidor como pessoa e sim fonte de renda.
Considerar o cliente descartável certamente não vai deixá-lo com vontade de voltar a fazer negócios com sua companhia. Afinal, quem gosta de ser tratado como uma carteira ambulante?
Falhas como essa prejudicam a lucratividade de seu empreendimento e pode atingir a imagem. Por isso, você deve estar atento aos erros e corrigi-los. Abaixo, listamos cinco erros que você precisa evitar a todo custo.
Vender somente o que é bom para a empresa
Alguns vendedores só se preocupam em oferecer produtos que a gerência quer empurrar ao consumidor – itens em promoção, encalhados ou que garantam mais comissão ao funcionário. Eles não ligam se o cliente precisa ou deseja aquele produto. Por melhor que seja o desconto, a impressão que fica é que o profissional de vendas só se importa com o que é melhor para ele e para a loja. Nenhum consumidor gosta de ser relegado a segundo plano, de ser considerado uma fonte de dinheiro.
Não resolver o problema do cliente
Vendedores ruins não ligam para possíveis problemas que o produto vendido apresenta. Para eles, o trabalho acaba com a venda e daí em diante é cada um por si. Isso é errado e, obviamente, afasta o consumidor da empresa e reduz a credibilidade do seu negócio.
Já falamos disso no blog, mas vale reforçar: solucionar problemas é um dos principais fatores que levam à fidelização. Por isso, um bom vendedor deve assumir o filho e fazer o possível para resolver o pepino. A longo prazo, sua companhia ganha clientes fiéis e divulgadores da marca.
Não planejar a pós-venda
A norma nas empresas é não procurar o cliente para saber se ele está satisfeito com o produto ou o serviço. Mas deixar de fazer isso é um grande erro. Entrar em contato com o consumidor para saber o que ele achou da compra e do atendimento é uma boa pedida. Este simples ato faz com que ele sinta-se valorizado e mais inclinado a indicar sua companhia para algum amigo ou conhecido.
A venda é metade do caminho. Conquistar o cliente é mais difícil do que manter uma parceria longa com ele. Invista nisso para se diferenciar das outras corporações.
Não conhecer o cliente
Poucos vendedores buscam colher o máximo de dados de um cliente novo. Essa oportunidade de conhecer os desejos, as preferências, os hábitos e os horários de compra dele não pode ser perdida. Tais dados permitem que o vendedor saiba o que vender e o momento certo para fechar a venda.
Deixar de usar ferramentas de gestão
À medida que sua companhia cresce, não dá mais para depender de anotações e planilhas no Excel para guardar todos dados do consumidor. Por isso, existem alternativas integradas e acessíveis que cumprem esse papel com excelência. O isoCRM pode facilitar muito a rotina da sua empresa no que diz respeito à gestão de informações sobre os clientes. Com a ferramenta certa, dá para registrar e gerenciar contatos, dados do público e de cada etapa da venda. Ou seja, otimizar o trabalho de seus vendedores.