Vivemos uma turbulência política de proporções bíblicas. Cada vez mais revoltados com a corrupção e desonestidade dos políticos brasileiros, o cidadão tem saído às ruas para gritar palavras de ordem, exigindo duas coisas: Justiça e Honestidade.
Nunca a palavra honestidade foi tão usada e, ao mesmo tempo, tão pouco praticada. Se analisarmos, muitos cobram dos governantes muito daquilo que nem mesmo elas possuem.
Aqui, vamos nos atentar à vida profissional e, principalmente, à profissão de vendedor. Queremos te chamar para uma reflexão e por isso salientaremos alguns pontos. Primeiro: nem toda desonestidade é crime. Segundo: desonestidade traz vantagem a curto, mas desvantagem a longo prazo.
Em 2012, o instituto Gallup fez uma pesquisa com o cidadão norte americano e constatou que, na visão da população, os profissionais mais desonestos eram os congressistas (políticos) e vendedores (sobretudo de automóveis). É triste o rótulo, pois sabemos que em qualquer profissão há os éticos e os aproveitadores.
Vamos listar aqui duas das principais práticas dos vendedores desonestos:
Vende X, mas promete Y
Vendedores desonestos realizam discursos empolgantes a respeito do produto, prometendo ao cliente aquilo que não podem cumprir. Dizem que o item é capaz de fazer algo que de fato não podem realizar. Escoram-se nas letras miúdas dos contratos, e procuram passar toda a confiança necessária apenas no discurso. É o chamado “papo de vendedor”.
Empurram produto
Vendedores desonestos estão preocupados apenas com o lucro. Na visão deles, pouco importa o cliente e sua satisfação pós compra. Logo, empurram produtos que vão além da necessidade do comprador, enchendo o estoque do consumidor com produtos vencidos e inúteis.
Se você é vendedor e costuma praticar uma dessas duas atitudes acima, desista de protestar contra o governo. A mudança deve começar por você. Se na atual atividade há tamanha desonestidade, imagine se você estivesse em uma alta posição pública?
Embora, em um primeiro momento, apareçam certas “vantagens” na malandragem, é questão de tempo para o jogo começar a virar. Primeiro: cliente enganado não compra novamente. Segundo: seus colegas honestos receberão o mesmo rótulo que você e te odiarão por isso. Terceiro: se os atuais acontecimentos mostram algo, é que cedo ou tarde a verdade vem à tona, embora você se esforce por escondê-la.
A maneira mais eficaz de evitar vendedores desonestos (mas não 100% efetiva) é monitorar as atividades deles. Mas como fazer isso? Oras, com um bom software de CRM; um que vá além da função básica. Um programa chamado isoCRM é capaz de cuidar do fluxo de trabalho, dividindo em etapas claras o que cada colaborador deve fazer e armazenando e analisando os resultados obtidos – detectando possíveis gargalos e problemas. O módulo isoWorkflow pode captar movimentos perniciosos de vendedores; assim, sua equipe não vai poder se valer do jeitinho brasileiro!
Seja a mudança que você quer no país. Honestidade e integridade começam em casa e passam pelo seu emprego. Seja correto e ajude a mudar essa imagem negativa!