Seu CRM possui dados, informações ou conhecimento?

independent-thinking-stepsUma das principais funções de um bom CRM é armazenar dados. Todo pedido, venda, produto e etapa são registrados ali, gerando uma série de gráficos e tabelas que deveriam dizer alguma coisa. Entretanto, é importante diferenciarmos dados de informações e conhecimento. São 3 coisas diferentes. Apenas com dados nada se faz. É necessário subir de escala, de maneira que esses números e estatísticas se tornem úteis de alguma maneira.

DADOS

Dados são códigos. A matéria-prima da informação. De uma maneira simplista, podemos dizer que eles não transmitem uma mensagem e não representam conhecimento.

Vamos dar um exemplo. Quando uma venda não é concretizada, parando na etapa Objeções da Pipeline, isoladamente isso não diz muita coisa. Entretanto, quando esse dado é somado aos outros históricos de vendas, temos algo mais significativo; podemos saber se o fato foi isolado ou se é um problema corriqueiro da equipe não saber responder a objeções, necessitando de treinamento e orientação para melhorar os números.

INFORMAÇÕES

Informações são dados tratados. Quando eles são processados e agrupados, tornam-se informações. Nesse ponto há um significado, e é possível afirmar ou decidir algo com base nesse agrupamento.

De maneira simplista, podemos dizer que informação é o conjunto de dados já processados e tratados. Um bom software de CRM, por exemplo, possui um dashboard que auxilia na construção de informações. Os gráficos e tabelas são agrupamentos de dados, demonstrados de uma maneira visual, facilitando a visualização do usuário.

CONHECIMENTO

Se a informação é dado trabalhado, conhecimento é a informação trabalhada. Esse é o ponto onde toda informação relevante deve chegar. É aqui que os códigos e números adquirem um significado de aplicação.

Conhecimento deve ser o objetivo final de todo dado coletado. Tudo que é registrado no software de CRM precisa virar conhecimento ao final. Entretanto, por melhor que seja, nenhum sistema é capaz de transformar um dado em conhecimento. Para isso é necessária a mediação humana, a capacidade interpretativa. É tácito e, sobretudo, de difícil transferência.

Por sua definição, conhecimento é o ato de abstrair ideia ou noção de alguma coisa. Portanto, é correto dizer que não existe conhecimento sem informação.

Registre corretamente os dados do seu negócio em um bom software de CRM. O conhecimento que você possui da sua empresa ou departamento depende disso.