Dezembro entra e os gastos tendem a aumentar. Acontece que, com o cenário econômico turbulento em que vivemos, a tendência é que não aumentem tanto assim. O resultado óbvio é a diminuição da circulação do dinheiro, fator que preocupa comerciantes e grandes varejistas no Brasil todo. Se o Papai Noel está mirradinho, o que esperar desse natal? Separamos aqui 5 dicas para engordar o bom velhinho no fim de ano – e não estamos falando de rosquinhas e Coca-Cola.
1. Crie promoções e descontos especiais, como um bom Papai Noel
Apesar das pessoas almejarem gastar pouco no natal de 2016, é fato que ainda pretendem gastar. Então que torrem a grana contigo! Aproveite o momento para oferecer seus serviços/produtos por um preço especial, de uma maneira que seja rentável e aumente seu fluxo.
É uma boa tática fazer um cálculo rápido de rentabilidade, analisando o quanto você precisa vender com aquele desconto para ter a margem de lucro duplicada.
2. Capriche no pós-venda
Se o cliente já comprou contigo, já te conhece e atesta sua qualidade. Crie um plano de ação voltada ao retorno a esses compradores. Ligue, deseje um bom restante de ano e informe sobre seus produtos e descontos. Invista no pós-venda para ter retornos doces!
3. Aproveite as oportunidades de venda
Aproveite o momento mais aquecido do mercado (embora não tão quente assim). Seja assertivo nos atendimentos, conhecendo bem seus clientes e oferecendo os produtos adequados, com foco em benefícios. Uma ferramente de CRM pode te guiar sobre as preferências dos consumidores com facilidade. Se sua equipe for treinada, agora é o momento de usar a técnica para aumentar o Ticket Médio e o Volume de Vendas. Se sua equipe tiver pouco treinamento, aproveite o começo de dezembro para fornecer a ela técnicas que aumentem a assertividade.
4. Invista em propaganda (segmentada e de massa)
A propaganda é essencial para despertar o interesse do seu público-alvo. Se sua empresa tem um CRM ou ERP, é possível ter uma configuração exata do perfil desse público. Um bom programa guarda e analisa essas informações e facilita o planejamento para cada público. A estratégia de comunicação deve ser voltada a essas pessoas. De toda maneira, a comunicação em massa pode ser eficaz para alguns setores, como lojas de roupas e calçados, por exemplo.
5. Esteja sempre motivado!
Nada pior para a produtividade do que a desconfiança e o pessimismo. Embora o mercado não forneça à sua equipe motivos claros para acreditar em Papai Noel (quem dirá um Noel gordo), você precisa trabalhar na confiança de seus vendedores. Crie campanhas de incentivo, comece o dia com palavras de apoio e reuniões motivacionais. Contagie sua equipe com confiança e comemore cada pequena meta batida. Embora a desconfiança seja contagiante, a motivação também é. Detalhe: o seu cliente percebe.