Talvez seja a economia que tem deixado todo mundo mal humorado. Pode ser o futebol, que não está lá essas coisas.Talvez o alinhamento das estrelas não favoreça. O fato é que, segundo pesquisa realizada com vendedores do mundo todo, o Brasil fica em penúltimo no quesito SIMPATIA.
O critério avaliado foi simples: o sorriso. Segundo reportagem do Jornal Nacional, o vendedor brasileiro apenas sorri mais que os japoneses, famosos pelo recato dos seus comerciantes.
O primeiro lugar em simpatia ficou com a Irlanda, onde 97% dos vendedores sorriem para os clientes – mesmo antes da abordagem inicial. Grécia e Porto Rico estão empatados na segunda posição, com um percentual de 93%. O sorrisômetro do brasileiro anda bem mais embaixo: 79%.
Países com comportamentos considerados frios, como Inglaterra, Holanda e Suiça, estão bem à nossa frente. Mas você pode pensar que 79% nem é um resultado tão ruim assim, não é mesmo? Mas imagine o seguinte: a cada 10 clientes que entraram na loja, 2 não foram bem recebidos. Em um dia onde o fluxo é de 100 clientes, 20 deles sairão sem receber um sorriso dos vendedores. Multiplique isso por 30 dias, depois por 12 meses, e verá que esses 21% fazem muita diferença na hora de bater as metas.
Esses dados podem ser mensurados, monitorados e analisados por ferramentas de CRM. O isoCRM permite verificar todos os contatos do vendedor com os clientes, tornando possível apontar exatamente onde está o problema e corrigi-lo.
Simpatia vale para lojas, mas também para a venda B2B. Faz muita diferença na hora de estabelecer o Rapport, quebra o gelo e gera impressão de confiança e boa fé.
Estamos em uma época onde a economia não dá tantos motivos para sorrir, sobretudo para vendedores comissionados. Por isso, o sorriso sem motivo (que não custa nada) se torna um grande diferencial.