Existe um vendedor muito eficiente que pouca empresa se dá conta: o cliente satisfeito. Isso porque as pessoas preferem falar e negociar com alguém que foi indicado por um amigo, parente ou conhecido. Indicações são poderosas!
Entretanto, como fazer com que seus clientes indiquem sua empresa de maneira natural e espontânea? Separamos 7 dicas que transformarão compradores também em vendedores da sua marca.
1) Entregue um produto/serviço de qualidade
Essa é a primeira dica porque é nesse ponto que a indicação começa. Entregar um produto ou serviço de qualidade, gerando encantamento e fidelização é indispensável para quem espera ser indicado. Desde a abordagem até o pós-vendas, em todas as esferas do seu negócio, faça um bom trabalho! O software isoCRM pode ajudar nisso com o Isoatendimento, que armazena todas as informações e ocorrências dos chamados feitos pelos clientes; nada melhor do que conhecer bem os hábitos do consumidor para montar a estratégia mais adequada, não?
2) Gere estímulos e recompensas
Por mais apaixonado que o cliente seja pela sua marca, às vezes é necessário um estímulo a mais para fazê-lo distribuir indicações. A recompensa pode ser quantitativa, ou seja, um desconto na próxima conta ou uma comissão sobre a venda; ou qualitativa, o reconhecimento ou um agradecimento, mostrando o quanto ele é importante para o seu sucesso.
3) Preocupe-se em ajudar o cliente
Vender não é apenas sentar na frente do cliente e arrancar o pedido. A equipe de vendas precisar estar preparada para ajudar o cliente com seu problema, ensinando e mostrando “o porque” de comprar a sua marca. Pode ter certeza que ele conhece (ou conhecerá) pessoas com a mesma necessidade, lembrará do quão valiosa foi a ajuda do vendedor e não vai pensar duas vezes antes de fazer a indicação.
4) Lembre sempre para ser lembrado
As pessoas só indicam aquilo que lembram. E uma boa tática para ajudar seu cliente a lembrar de você é lembrar-se dele constantemente. Telefonemas, compartilhamento de informação e contatos em datas especiais costumam ser muito efetivos.
5) Não tenha medo de pedir indicações
Grande parte dos vendedores sentem medo ou vergonha de pedir indicações. É necessário partir do pressuposto de que o “não” você já tem. Perguntas como “você conhece mais alguém que nosso produto/serviço atenderia?” feitas no momento certo não ofendem ninguém e podem dar a você muitos contatos!
6) Organize-se
No primeiro contato com a indicação, citar quem indicou “desarma” a negociação e ganha a atenção do potencial cliente. Mas, evidentemente, será difícil lembrar quem indicou o prospect se você recebe várias indicações por dia e vai tudo pra mesma planilha maluca de excel. Utilize um software de CRM, com o isoCRM, por exemplo. Isso te ajudará a lembrar-se até mesmo de agradecer o seu “cliente-vendedor” pelas indicações que geraram negócios.
7) Garimpe informações sobre o prospect indicado
Se o cliente indicou, é porque tem confiança no seu trabalho. Não tenha medo de perguntar por maiores informações a respeito do prospect: qual o ramo de atuação, quantos funcionários, qual a necessidade principal, com quem eu falo etc. Isso te ajudará a ser assertivo na apresentação do seu produto/serviço.