Podemos considerar como lead um contato feito em um evento, uma pessoa indicada ou até mesmo um e-mail ou formulário recebido em seu site. Porém, nessa fase ainda não sabemos informações importantes sobre o lead para torná-lo qualificado. Por isso, não podemos dizer se ele pode ser considerado um potencial cliente ou não!
Tornar um contato qualificado ou levantar informações sobre ele é um processo que pode ser dividido em 2 resultados:
- O Lead Qualificado, que é aquele que tem potencial e perfil para ser seu cliente;
- O Lead não qualificado, que no momento atual não tem perfil para ser seu cliente.
A partir desse ponto, devemos traçar estratégias diferentes para os leads que são qualificados e os que não são..
Para o lead qualificado, precisamos conhecer mais detalhes sobre a empresa. Quem são as pessoas envolvidas e os problemas que eles enfrentam para futuramente gerar a conversão em cliente. Esse consumidor tem os meios para adquirir produtos de sua empresa. O que você precisa fazer é despertar o interesse para fechar a compra.
No caso do lead não qualificado, é importante saber o que poderia fazer ele ter interesse em seu produto ou serviço. Se ele não possui recursos financeiros atualmente para investir no projeto ou se o perfil da empresa não se encaixa com seu produto.
Aproveite para estudar melhor seus contatos iniciais e qualificá-los. Assim, poderá ter melhores resultados investindo tempo e esforço em quem tem potencial de ser seu cliente. Esse é um item importante da etapa de pré-venda.
Para ajudar na tarefa de separar e analisar os diferentes leads, vale a pena investir em um software de CRM. Usando um desses, você consegue armazenar os dados dos potenciais clientes, entender o comportamento deles e montar uma estratégia adequada para qualificá-los. Conhecer o seu público é fundamental para ter sucesso nas vendas!
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