O CRM (Customer Relationship Management) pode ser classificado de duas formas: como uma filosofia de negócios ou como uma categoria de software. Quando o CRM é uma estratégia de negócio, está focado na captura e retenção de clientes envolvendo todas as pessoas da organização que interagem com os clientes, no sentido de melhor servi-los. Quanto mais uma organização tem conhecimento sobre as preferências de seus clientes, mais chance terá de encantá-lo. Uma estratégia de relacionamento coerente deve estar permeada em todos estes pontos de contato. É por isso que as empresas estão cada vez mais preocupadas em manter um relacionamento com o cliente. O mercado está repleto de soluções de todos os preços e tamanhos para a implantação de um bom programa de CRM. Como descobrir qual é o ideal para você? Algumas perguntas são necessárias.
1) O CRM é integrado à outras áreas?
Se um vendedor fecha um pedido, é importante que informações como quantidade de estoque e produtos complementares estejam ao seu alcance. Quando a solução é integrada a todas as áreas da empresa, ganha-se velocidade na comunicação entre os departamentos, evitando erros e criando uma empresa mais organizada.
É comum que as empresas tenham um sistema para cada área, que não se conversam entre si. E nada dá mais prejuízo do que a falta de informação. O software isoCRM é 100% integrado, o que facilita a gestão e a vida do vendedor.
2) O software é versátil?
O mercado está cheio de soluções engessadas. Mas em um mercado tão diversificado como o atual, isso é um problema. A versatilidade de adicionar campos e adaptar o software à realidade da minha empresa é fundamental.
Alguns sistemas de CRM possuem essa versatilidade, mas cobram muito caro pelas adaptações, além de diminuir a autonomia da empresa. O isoCRM é customizável e adapta-se à sua realidade.
3) O sistema é confiável e usado por grandes empresas?
Para você não errar na escolha, é necessário dar uma olhadinha no portfólio de clientes do fabricante do software. Quais os seus clientes? Se o sistema for usado em grandes empresas é um sinal de que realmente funciona. Isso porque as grandes redes costumam ser muito criteriosas na hora de escolher. Tempo de mercado também é um fator importante.
O isoCRM possui 18 anos de mercado e coleciona grandes cases, como Marisol, Mormaii, Cremer e Brandili.
4) Precisarei de um servidor ou usarei na Nuvem?
Está aqui um ponto crucial. Todo programa de CRM é uma central de informações, e informações pesam. Para armazenar esses dados, você tem duas opções: nuvem (100% online) ou um servidor físico.
Embora o mercado caminhe em direção à solução da nuvem, pela facilidade em acessar as informações independente do local em que estejam e pela eliminação do risco de perder os dados por uma falha mecânica, algumas empresas optam pelo servidor. É uma questão de necessidade de cada um, e você deve levar isso em conta na hora de escolher seu sistema.
O isoCRM possui as duas opções. Ele pode ser utilizado na nuvem dos servidores Microsoft Azure, como estar armazenado em um servidor específico.
5) O que o usuário final prefere?
No fim das contas, o usuário final do seu programa de CRM é quem entende as próprias dores, e ele deve ser consultado. Quais as maiores dificuldades enfrentadas no dia a dia que podem ser solucionadas com o uso do sistema?
Atendente, gerente, vendedor são os usuários que conhecem as nuances do dia a dia, identificando oportunidades.
6) O sistema cobra pelas atualizações?
Em um mercado em constante mudança, softwares que não se atualizam tornam-se obsoletos rapidamente. Todavia, o quanto custam essas atualizações?
O isoCRM, por exemplo, compartilha as atualizações. Qualquer atualização no sistema realizada em prol de um cliente torna-se disponível para os demais. Esse compartilhamento faz do isoCRM o software mais completo do mercado.