Todos sabemos que a venda é dividida em etapas e, com base nisso, devemos montar nossa estratégia! Precisamos construir a venda tijolo por tijolo desde antes de fazer a primeira ligação para o cliente. As etapas da venda são: Pré-Venda, Venda e Pós-Venda.
Sem mais delongas vamos ver 5 dicas de como trabalhar o pré-venda.
1 – Qualifique bem seu contato e não tenha medo de fazer perguntas
Para ter uma chance maior de venda, você deve questionar o cliente sobre alguns aspectos como urgência de compra (tempo), orçamento, pessoa com autoridade/interesse de compra e necessidade dele sobre o produto.
Identificar esses itens é de fundamental importância para ter uma boa venda; se algum desses pontos não for relevante, a chance de sucesso é baixa.
2 – Fique atento ao cliente
A atenção ao cliente deve manter-se ao longo de todo o relacionamento com ele; no entanto, iniciá-la no primeiro contato é uma forma de aumentar a probabilidade de converter os potenciais clientes em clientes de fato. Escute o que ele diz e use as palavras dele para identificar necessidades.
3 – Faça o input das informações no CRM
Após identificar as necessidades, dores e contatos do cliente é hora de inserir tudo isso no CRM! Vendedor BOM usa CRM; vendedor ruim deixa tudo anotado na caderneta. Podemos dizer que vendedor ruim é igual dentista que não usa anestesia para extrair dente. O vendedor competente – assim como o odontologista experiente – também sempre se mantém atualizado e aproveita as novas tecnologias, que facilitam os procedimentos. No caso, um software de CRM é a melhor solução para guardar, organizar e analisar informações..
4 – Considere que a compra pode ser um risco para o cliente
Saiba quais dificuldades e problemas o cliente teria para adquirir seu produto e use isso a seu favor, antecipando os percalços já com as possíveis soluções ou riscos minimizados. No caso de um projeto de CRM, o uso de treinamento, mapeamento de processos e o planejamento com indicadores e resultados a serem obtidos é um ponto muito importante para conquistar o cliente. Um software de CRM guarda e organiza todas essas informações, facilitando o trabalho do vendedor e otimizando o processo de vendas..
5 – Lembre que as pessoas compram coisas porque querem melhorar algo
Saiba exatamente o motivo porque o cliente quer comprar de você! Nem sempre ele adquire um produto pelo motivo que você supõe. Alinhe a expectativa e os resultados e aumente as chances no momento de realizar a venda. A pré-venda é muito mais importante do que você pensa. Ela pode simplificar o acordo. Invista tempo na pré-venda construindo uma solução junto com o cliente; colete as informações pessoais relevantes dele para bolar a melhor estratégia de negócio!
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