No mercado a fora, se houve falar de inúmeras formas e técnicas que podem melhorar suas vendas e alavancar a sua empresa.
No entanto, acaba que ficamos submersos nesse mar de informações e esquecemos, ou não dedicamos o suficiente, nas ações mais básicas e essências para todo o negócio.
Neste artigo, iremos abordar as táticas essenciais que você precisa ter e como elas, se realizadas corretamente, podem melhorar seu rendimento, ganhar destaque para a empresa e, consequentemente, aumentar suas vendas!
1 – Escolha o perfil do seu cliente
Esta é uma das primeiras etapas estratégicas de identificação da empresa, que ajudam a nortear o rumo de cada negócio. Isto, porque, ajuda a segmentar o seu público-alvo e trabalhar seu atendimento com pessoas com características semelhantes.
Essa tática pode até parecer óbvia, mas muitos a deixam de lado pelo seguinte motivo: Que sua empresa não se limita a nenhum segmento e seu produto/solução pode atender a qualquer empresa.
E esta forma de pensar acarreta vários problemas, principalmente a longo prazo.
Segmentar o seu cliente não é limitar suas vendas, mas sim saber atingir os clientes certos. Quando o público-alvo é muito amplo, seu posicionamento no mercado acaba sendo genérico, tendo menos força no mercado.
Além disso, em todo negócio, aparecem clientes “bons” (que trazem benefícios e fortalecem a empresa) e clientes “ruins” (que trazem dificuldades e prejuízos). Mas quando não é segmentado o perfil do seu cliente, fica muito difícil prever os tipos de clientes, se tornando instável esse controle, podendo surgir mais clientes “ruins” do que “bons”.
Já, quando o perfil do seu cliente foi segmentado, torna-se mais fácil descobrir os clientes certos (o cliente ideal).
Dessa forma a empresa tem maior controle, consegue realizar facilmente um bom atendimento, a imagem da empresa ganha maior valor para os clientes e maior destaque no mercado.
2 – Investir no relacionamento com o cliente
Fidelizar o cliente é um dos principais objetivos para qualquer empresa.
Quando se constrói um bom relacionamento com o cliente, como qualquer relacionamento, as chances de o cliente voltar e comprar da empresa são bem grandes. Além disso, cria uma imagem positiva da marca, as pessoas passam a recomendarem sua empresa, e ganha um grande destaque entre seus concorrentes.
Enfim, são muitos os benefícios vindos de um bom relacionamento. Mas o que precisar fazer e ter cuidado para um bom relacionamento com o cliente?
Primeiro, precisa-se saber os principais fatores que prejudicam a experiência do cliente, sendo eles:
- Má recepção
- Demora no atendimento ou na solução de problemas
- Insistir no que o cliente não quer
- Não conhecer o perfil do seu cliente
Segundo, saber o que pode fazer para evitar os problemas e manter o bom relacionamento:
- Seja empático. Pensar primeiro nas necessidades do cliente e depois na venda.
- Realizar atendimentos rápidos e práticos. Importante ter ferramentas para esse auxílio, como o isoAtendimento.
- Trazer soluções e ofertas personalizadas por cliente
- Registrar informações e dados importantes sobre o cliente. Em longo termo, melhorará ainda mais seu conhecimento sobre ele.
- Realizar follow up das suas vendas.
Além disso tudo, também é importante e valido, principalmente quando são muitos clientes e precisa-se de mais precisão, utilizar de sistemas de CRM (customer relationship management).
O isoCRM fornece ferramentas de coleta e registro de dados de forma automatizada, auxilia nos atendimentos ao cliente e na realização de vendas. Veja mais aqui!
3 – Personalizar suas propostas de vendas para cada cliente
Conhecendo o perfil do seu cliente e construindo um bom relacionamento, será muito mais prático essa tática.
Cada consumidor possui diferentes necessidades e desejam receber orçamentos e propostas exclusivas. Realizar cotações genéricas para todos eles pode causar a perda de várias oportunidades de vendas.
Personalizando uma proposta de modo eficiente vai melhorar o preço final para o consumidor, oferecendo vantagens no valor na compra. Isso contribui para fechar um pedido com sua empresa bem mais rápido e para um melhor relacionamento com o cliente. No entanto, a personalização é mais eficiente se realizado de forma rápida. Portanto é importante levar em consideração o uso de ferramentas auxiliares.
Para personalizar a sua oferta, é necessário conhecer os fatores de influência como: região de compra, perfil do cliente, grupo de produtos e ter em mãos os cálculos de todos os impostos envolvidos na compra. Cada uma dessas informações varia conforme o cliente e servem para preparar uma oferta personalizada e exclusiva.
Agora basta obter tudo em um formulário digital com cálculo automático de cada fator de influência para agilizar o processo. Com o isoCRM, você pode realizar tudo isso de modo rápido e automatizado, para saber mais entre em contato conosco!