O advento da internet e a transformação digital afetaram diretamente o processo de vendas em todo o mundo. Como resultado dos investimentos tecnológicos realizados as organizações estão apostando em consideráveis aumentos de receita, lucros e fidelização de clientes.
De acordo com a pesquisa realizada no Vale do Silício pela Universidade de Harvard, a porcentagem de líderes empresariais que esperavam um impacto significativo das tecnologias em 2018 era de quase 65%.
Atualmente o Brasil é o quarto país em número de usuários da internet, mas se você ainda não sabe como utilizar essa inovação para melhorar os processos de vendas na sua empresa, não se preocupe! Selecionamos três iniciativas que podem ser implementadas para te ajudar.
1. Transforme os dados cadastrais dos seus clientes em vendas
Todas as empresas querem aumentar os lucros, mas poucas se concentram no que realmente importa, manter seus clientes atuais satisfeitos antes de buscar por novos consumidores.
É um erro comum acreditar que trazer novos clientes salvará o seu negócio, mas se você não consegue nem sequer satisfazer quem consome seus produtos ou serviços, como pretende alcançar um novo público?
1.1 Como tratar seu cliente na hora da venda?
Apesar do desenvolvimento do e-commerce, muitos clientes ainda preferem fazer a compra pessoalmente. Fernanda Balieiro criou algumas dicas para te ajudar no atendimento no PDV. Confira:
- O cliente não comprou nada mas parece ter gostado da loja: Agradeça a visita e, se tiver, ofereça seu cartão para ele, se comprometendo a ajudá-lo, se precisar;
- Se o cliente comprou um monte de coisas: Que tal ajudar a levar tudo para o carro, em sinal de agradecimento?;
- Talvez ele comprou pouco porque não tinha como pagar por mais: Seja discreto e cauteloso, agradeça pela compra e peça um contato para enviar dicas de promoções e descontos na loja;
- O cliente comprou para outras pessoas (aniversário ou data comemorativa), mas não comprou para ele, mesmo gostando: Da mesma forma como no agradecimento acima, peça um contato para avisá-lo se o produto vai acabar ou se está com um preço melhor.
#Dica da isoCRM: Cadastrar os dados dos consumidores é muito importante para convertê-los e clientes.
1.2 Mas o que sua empresa faz com a base de dados?
Muitas organizações geralmente coletam dados cadastrais dos clientes durante a compra. Com o tempo, essa base de dados vai aumentando. Contudo, informações que poderiam ser valiosas se reaproveitadas para encontrar novos clientes são apenas acumuladas e desperdiçadas.
1.3 Soluções
Você sabia que com auxílio de um software de Sistema Integrado de Gestão Empresarial ERP você pode melhorar a gestão da empresa? Com esse sistema você pode promover a automatização dos processos e integração das atividades de: vendas; finanças; contabilidade; estoque; compras; recursos Humanos; produção e logística.
A dica de Carlos Martins, consultor Sênior de Marketing e Inbound Marketing, é para que você: “Volte seus esforços para leads que apresentam maior potencial de compra. Você pode constatar isto traçando a persona. Desta forma é possível entender quais são as necessidades do cliente, suas preferências e como você pode auxiliá-lo. Isto permite uma negociação muito mais fluida, uma vez que você entende o que o cliente precisa e pode ser mais objetivo.”
2. Conheça a fundo a concorrência
Não basta apenas conhecer seu negócio. Avalie as falhas do seu concorrente para encontrar os pontos fracos e busque valorizar o oposto desses defeitos em sua empresa. Por exemplo, se a maior queixa dos clientes dele for em relação ao tempo de espera, foque em minimizar esse tempo em sua empresa, tornando-a mais ágil.
É claro que, outros fatores podem influenciar, mas para entender a fundo tanto sua empresa quanto concorrentes é necessário pesquisar.
Se você não sabe por onde começar, utilizar o módulo isoPesquisa pode ser uma boa estratégia. Por meio dele você poderá elaborar conjuntos de perguntas e embasar suas estratégias nas respostas.
Dessa forma, sua empresa poderá criar seu próprio conjunto de questões para realizar pesquisas de mercado, enquete, pesquisa de satisfação e pesquisa interna. Através dos resultados poderão ser atribuídos pesos e tabulações, o que facilitará na análise de tendências e comportamentos.
3. Use um sistema de CRM para te auxiliar
Quando se fala no processo de vendas, o mínimo que se espera de uma organização é que tenha em operação um software de Gestão do Relacionamento com o Cliente. Afinal, com ele você pode metrificar os hábitos de compras e até mesmo o approach mais adequado para uma negociação bem sucedida.
Prazer, somos a ISO Enterprise
Especialistas na área de soluções da Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM). Você deve estar se perguntando: Com tantos por aí, por que o isoCRM é uma das melhores opções?
Primeiramente somos referência no mercado. Ajudaremos você a entender os clientes, padrões de compras, cadastrar e organizar perfis e traquear o processo de pré-venda, venda e pós venda alcançando a excelência na gestão.
3.1 Benefícios do uso do isoCRM a longo prazo:
Com o decorrer do tempo a sua empresa irá conhecer melhor o cliente, permitindo que os próximos atendimentos sejam mais personalizados, objetivos, focando as necessidades do cliente que foram observadas através da análise do histórico de interações.
3.2 Conheça o isoPesquisa
Um módulo que mantém o histórico e dados de contatos anteriores para que auxilie o atendente durante o diálogo com o cliente. Assim, a coleta de informações ficará mais automatizada e com maior qualidade, auxiliando nas tomadas de decisões da empresa e no posicionamento estratégico para produtos, serviços ou empresas. Contate hoje mesmo o módulo isoPesquisa da isoCRM e conquiste a plenitude nos negócios. Para mais informações acesse o nosso website.