Há o medo da crise. Há também o medo dos concorrentes, do mercado e da baixa demanda. Mas pouco se teme, em grande parte das vezes, o perigo que está dentro de casa, embaixo da cama: o vendedor inseguro.
Eis um monstro que se esconde dentro do armário, uma bomba relógio no próprio porão, por vezes difícil de ser identificada.
Pense naquele vendedor que se sente inseguro com a profissão. Ele duvida da própria capacidade no ofício, e por isso já vai derrotado para cada atendimento. Seu pensamento derrotista não sabe resistir às objeções, e logo ele se apavora, cometendo gafes ou pondo a perder clientes importantes.
Há também, dentro dessa vil categoria de insegurança, aqueles que não acreditam ou pouco conhecem o produto que vendem. Ele não sabe argumentar, pois teme que seu discurso seja repleto de informações incorretas. Sabe que, a cada frase, o cliente pode desmenti-lo, deixando-o sem ação.
Isso sem falar naqueles que sentem-se inseguros em relação à empresa. A instabilidade que sentem fazem-nos trabalhar ressabiados, sempre com um pé atrás em relação ao próprio futuro. Tal comportamento se espalha feito uma epidemia na equipe, como um vírus voraz que aos poucos vai passando de vendedor a vendedor.
O que fazer para combater esse monstro? Qual a bala de prata que devemos utilizar? Que tipo de colar de alho devemos colocar em nossos pescoços para manter o Monstro Insegurança longe de nós? Listamos alguns:
Invista em Conhecimento
Você já pensou no que te deixa sem confiança? Geralmente, aquilo que não conhecemos, que não dominamos totalmente, é o que nos causa medo. Se há certeza do conhecimento, naturalmente a insegurança diminui.
O segredo é evitar o sentimento de insegurança antes que ele aconteça. Como fazer isso? Investindo em conhecimento. Ferramentas que possibilitem ao vendedor fácil acesso às informações aumenta a confiança e permite ao profissional uma maior firmeza.
Invista em Motivação
Vendedor é movido a motivação. Ele precisa entender sua importância, estar sempre motivado e confiante. Promova treinamentos que demonstrem a sua importância e procure valorizar publicamente suas conquistas. Faça com que ele sinta-se como o melhor vendedor do mundo, e com certeza ele vai tentar vender como tal.
O isoCRM ajuda os vendedores a terem mais confiança, afinal, é a ferramenta mais completa do mercado. O melhor antídoto para a insegurança é a informação; munido de dados concretos, o vendedor saberá responder as questões do cliente e vai saber com quem está lidando. O software tem papel fundamental nisso, pois permite que informações sobre os consumidores sejam armazenadas em um único sistema, que pode ser facilmente acessado por qualquer colaborador. Facilita o serviço do vendedor e otimiza as etapas de venda!